sexta-feira, 28 de agosto de 2015

EXPOSIÇÃO

SILVANA TORRES EXPÕE TRABALHO INÉDITO DE PINTURAS EM BASTIDORES NA ALIANÇA FRANCESA































Há muitos anos que Silvana Viana Torres não nos presenteava com seus trabalhos, sempre marcados pelo excelente domínio que tem da técnica do desenho e pela delicadeza das passagens cromáticas que caracterizam sua pintura.

Valeu a pena a espera, pelo inusitado dessa nova exposição. A começar pelo suporte escolhido: bastidores de bordados, antigas ferramentas de trabalho de mulheres também antigas que enchiam os tecidos esticados com belos bordados feitos à mão. O feminino transparece e se impõe em toda a feitura dessa nova série de pinturas. Silvana, de certa forma, mantém o mesmo clima, se transmudando em tecelã ou bordadeira, com tintas e pincéis.

Também aqui, nas figuras de bailarinas que a artista apresenta, persiste uma espécie de silêncio de tempos passados...As dançarinas, longe de evocarem movimento, nos fazem pensar em delicados bibelôs de carnes porcelanadas e diáfanas vestimentas.

Como se o tempo estivesse parado em uma pose fixa, quase eterna. A sábia escolha de ângulos e perspectivas que reforçam o formato arredondado desses suportes remetem, igualmente, a um tempo circular, sem princípio nem fim. Outra não é a disposição dos ornatos em volta da figura principal, que evocam bordados, entremeados de pequenas frases sucintas, passíveis de múltiplas interpretações e conferindo à série um certo clima de humor.

Apenas uma das bailarinas representadas está sentada de frente para o observador, sugerindo, talvez, um interessante jogo de espelhos, uma espécie de porta aberta para fora da circularidade do tempo, tornando-o simultaneamente antigo e atual. Nessa pintura, a bailarina abandona a sua pose “figée” e nos observa, propondo a atemporalidade da própria arte que a representa e através da qual somos representados.Parabéns a Silvana Torres por esta bela série de pinturas trabalhadas com sensibilidade e emoção.
Recife, agosto de 2015

Anavaz


* Com informações da organização do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...