sexta-feira, 28 de agosto de 2015

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO


                                   O Palácio do Planalto é o limite
Julieta Brontée
                                  
            A ida dos irmãos Ferreira Gomes para o PDT pavimenta o caminho para a candidatura de um deles à presidência da República. Tanto Ciro quanto Cid têm condições de se cacifar ao cargo, ainda mais depois que o segundo peitou em rede nacional aquele que veio a se tornar uma espécie de inimigo público número 1 da Nação, o Achacador Geral, o "cara" a ser derrotado, o já denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por corrupção e por usar até uma igreja para "lavar" o produto de seus crimes, ninguém menos que o atual presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.
            Depois da denúncia apresentada contra Cunha, pelo Procurador Geral da República, o que mais se escuta e se lê é que "Cid tinha razão" quando o chamou de "achacador" e que agora a presidenta Dilma paga por não ter tido força para desde aquele momento ter feito a opção por manter Cid no ministério, tendo que aceitar sua demissão, já que Cid, em hipótese nenhuma, admitiria se desculpar por dizer a verdade sobre Cunha. E essa verdade depois veio a se confirmar em depoimento de empresário achacado por Cunha, prestado perante o Juiz Sergio Moro, na Operação Lava-Jato.
            Ao final, Cid estava certo e os defensores de Cunha que o execraram naquele dia, no Plenário da Câmara é que lhe devem desculpas. Portanto, os achacadores que cuidem pois, para os Ferreira Gomes, o Palácio do Planalto é o limite. E quem quiser que ache ruim.

                    CURTO CIRCUITO

Imperdível
"O Desafio da TVC – Do Caos Analógico ao Pioneirismo Digital”, é o livro que o colega Guto Benevides lança, no dia 3 de setembro, às 18 horas, no Ideal Clube. A festança vai ter direito a um “pocket show” com o cantor Ednardo e o guitarrista Mimi Rocha.
Preocupante
*** No Brasil, além da situação econômica e social, há outros aspectos que preocupam. Um deles, é um calhorda da marca do senador Fernando Collor, uma das fichas mais sujas do país, investir contra um Procurador-Geral da República, cuja tarefa é tentar ajudar a limpar a sujeira feita por Collor “et caterva”.
                                                          
Bancos desumanos
****    Sabemos, há tempos que no Brasil, existe uma categoria que “adora” crises  para “se arrumar”. É caso dos Bancos privados. Como exemplo, o Banco Itaú, que cresceu nas costas das cidades e municípios onde se instalou, vai desativar 600 das suas 4 mil agências. Prevê-se cerca de 9 mil bancários desempregados.

Tem mais!
****     Achando pouca a devastação em termos de desemprego de profissionais bancários o chefão do Itaú, Olavo Setúbal, anuncia mais uma “bondade”, ou seja, o fechamento, até 2017, de 50% das agências daquela instituição, alegando corte de custos, mesmo lucrando vários bilhões de reais por ano.

Preocupação
****    Preocupado com o futuro do magnífico Centro de Formação Olímpica de Fortaleza, o governador Camilo Santana arregaça as mangas e busca o apoio dos políticos e desportistas de prestígio nacional, como o presidente do COB, Nuzman, e o ex-atleta de vôlei Bernard. É preciso impedir que o CFO vire “elefante branco”.

Pode ser...
****    Depois de enfrentar prolongada onda de críticas à sua administração, o prefeito Roberto Cláudio resolveu ir à luta, passando a “invadir” a periferia, acompanhado de secretários, assessores e vereadores da sua base na CMF. Agora sim, ele poderá ouvir, ao vivo e em cores, o que falta, e o que o povo quer.

Aniversário
            **** No próximo dia 03, a Assembleia Legislativa homenageará, com uma Sessão Especial, os 52 anos de fundação da Associação Cearense de Jornalistas do Interior – ACEJI, presidida pelo jornalista João Ferreira. A iniciativa é do deputado Heitor Férrer (PDT). A ACEJI uma força, que congrega centenas de jornalistas interioranos.

Salvação
****    A política é uma atividade cheia de altos-e-baixos e de vai-e-vens. Senão vejamos: o PSB, que quase “virou sorvete” na campanha prefeitural de Fortaleza-2012, apega-se a um nome tido como “salvador”, no caso o deputado Heitor Férrer, que naquele ano foi derrotado pelos institutos de pesquisas.
                                                          
Política penitenciária
****    Mais uma vez, a corajosa e competente Dra. Socorro França, assume papel fundamental para uma boa atuação da Justiça. Agora, ela se empenha no interior do estado, no sentido de resolver sérios e antigos problemas relacionados com a política penitenciária do Ceará. Com ela, o setor vai funcionar.

                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...