terça-feira, 18 de agosto de 2015

SENAI/CE e empresa Torq/Life promovem Workshop Torqueamento Industrial em Maracanaú


Ênfase em Procedimentos ASME-PCC1 e NR-12

SENAI/CE e empresa Torq/Life promovem Workshop Torqueamento Industrial em Maracanaú


O SENAI/CE e a empresa Torq/Lite promovem no próximo dia 27 de agosto, das 13 às 18 horas, no auditório do SENAI Maracanaú, o Workshop Torqueamento Industrial com ênfase em normas nacionais e internacionais Procedimentos ASME-PCC1 e NR-12. Durante o encontro, serão apresentados diversos cases com discussões abertas sobre aplicações e dificuldades de performance da manutenção, vivenciadas em campo.

Os interessados podem confirmar presença pelo e -mail centralderelacionamento@sfiec.org.br. Mais informações pelo telefone da Central de Relacionamento do Sistema FIEC: 85 - 4009.6300

A importância do Torqueamento

O Torque é basicamente a força de aperto resultante quando uma força é aplicada com a ajuda de uma ferramenta em algum tipo de fixadores, por exemplo: parafusos e porcas. Esse torque aplicado é convertido em uma força no sentido axial (eixo do fixador) que é de extrema importância para a segurança em elementos unidos ou fixados por meio desses.

Quando a força aplicada for a especificada para tal aplicação de fixação, parte da carga que atua tendendo a separar as partes fixadas é distribuída entre o fixador e o material fixado, promovendo a devida segurança na efetividade desta aplicação. 

Quando não existir essa pré-carga adequada, todo o esforço de separação das partes fixadas, serão concentradas nos fixadores, podendo causar separação dos elementos fixados e gerar acidentes, como exemplo temos o aperto das porcas das rodas dos veículos, quando as mesmas não possuem o torque adequado, todos os esforços mecânicos atuarão nos filetes de rosca podendo ocasionar a quebra destes, e gerar um acidente automotivo. 

Outro exemplo comum é a aplicação inadequada do torque em tubulação para produtos químicos líquidos, que quando as conexões não estão com o torque necessário pode produzir vazamentos e acidentes fatais.

A validação do torque especificado com uma ferramenta de torqueamento é de grande importância para garantir a segurança em elementos unidos a partir de fixadores.

Programação do Workshop Torqueamento Industrial

* Apresentação
* Noções Básicas de Torqueamento
* Tensão e Torque Controlado
* Equipamentos de Torque e NR12
* Procedimentos de torque Segundo ASME –PCC1
* Tecnologias de aperto–torque controlado em tubos e conexões cilíndricas, flanges, espaços confinados e outros.


Serviço: Workshop Torqueamento Industrial com ênfase em Procedimentos ASME-PCC1 e NR-12

Data: 27 de Agosto de 2015
Horário: das 13 Às 18h
Local: Auditório SENAI Maracanaú
Endereço: Av. do Contorno, 1395, Distrito Industrial
Maracanaú / CE
Mais informações: 4009.6300

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...