Nova máquina reduz tempo radioterapia em um mês e torna tratamento mais
eficaz no Ceará
Do G1 CE
Equipamento permite que um tratamento normalmente realizado em 37 dias seja concluído em uma semana — Foto: José Leomar
Um processo inevitável, desgastante e extenso agora pode ser reduzido em, pelo menos, um mês. A nova máquina de radioterapia do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), no Hospital Haroldo Juaçaba, permite que um tratamento normalmente realizado em 37 dias seja concluído em uma semana.
O equipamento é a sexta máquina do centro de radioterapia do ICC, e foi doada pelo Ministério da Saúde. O Instituto, porém, decidiu investir 700 mil dólares para aprimorar a máquina, instalando um sistema de imagem mais moderno, conforme explica Rogério Matias, físico médico do Hospital Haroldo Juaçaba.
“Em radioterapia, a gente sabe que as células cancerígenas morrem com a radiação. O problema é separar o que é doença e o que não é. O que a gente ganha com essa máquina é que, com esses acessórios que foram colocados, a gente consegue visualizar toda a estrutura sadia e a estrutura doente, minutos ou segundos antes de tratar. Então eu consigo ver onde a doença está, com precisão”, destaca.
Segundo Matias, diferentemente dos demais aparelhos existentes no Ceará, o equipamento possibilita fazer uma tomografia do paciente já deitado na mesa de tratamento. “Eu posso comparar a imagem da tomografia tirada na hora com a tomografia do planejamento.
Com isso, eu consigo diminuir a quantidade de radiação que vai passar, subo a dose diária e diminuo a quantidade de frações”, pontua.
Comodidade
A máquina começou a funcionar há 16 dias, contribuindo para um ganho de qualidade no tratamento e proporcionando comodidade aos pacientes, que não precisam se deslocar até a unidade com a mesma frequência. Por ser mais precisa ao direcionar a radiação, o equipamento também diminui os sintomas recorrentes do tratamento oncológico, como as náuseas, uma vez que menos áreas do corpo são afetadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário