quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ministério da Saúde e ABIA fecham acordo para redução de sódio nos alimentos industrializados

O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) fecharam acordo para a redução do teor de sódio nos alimentos industrializados. O compromisso é pela diminuição desse ingrediente em laticínios, embutidos e refeições prontas, em até 68% ao longo dos próximos quatro anos.
A meta global do acordo é retirar dos alimentos 28 mil toneladas de sódio até 2020. Desde 2011, a estimativa é que 11,3 mil toneladas tenham sido retiradas dos produtos como bisnaguinhas, massas instantâneas, bolos prontos, biscoitos e caldos.
O sódio está presente no sal de cozinha e em produtos industrializados. Seu consumo em excesso está associado a uma série de doenças, sobretudo à hipertensão arterial. Segundo a última Pesquisa do Orçamento Familiar (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro consome, em média, 12 gramas de sódio por dia, considerando o sal de mesa e o sódio obtido dos alimentos. A marca é mais que o dobro do que os 5 gramas recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). (Agência Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

ELEIÇÕES 2024

  Confira a agenda dos candidatos a prefeito de Fortaleza para esta quarta-feira (18)  André Fernandes (PL) 16h30 – Adesivaço no Mondubim Lo...