Nesta terça-feira (5), o Reitor Jesualdo Farias estará em Brasília e um dos pontos de sua agenda são contatos para garantir recursos, via emenda de bancada, para a conclusão da infraestrutura da extensão do Campus da Universidade Federal do Ceará no município de Itapajé. Serão necessários R$ 46 milhões. "O deputado federal Danilo Forte (PMDB) já incluiu o projeto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para 2014", informa o Reitor. A extensão será instalada em área doada pelo empresário José Maria de Sousa Melo, falecido em 2011, e abrigará nove cursos de graduação.
O processo para oficializar a doação da área está adiantado. Na última sexta-feira (1º), para tratar do assunto, o Reitor recebeu em seu gabinete Luís Carlos Ávila de Sousa, irmão do empresário José Maria de Sousa Melo, o vereador Bruno Francisco de Araújo Cruz (PMDB-Itapajé) e o Prof. Vicente de Paulo Teixeira Pinto, diretor do Campus da UFC em Sobral. Também participaram da reunião o engenheiro Rafael Henriques de Araújo Neto, coordenador de Obras e Projetos da UFC, e o Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação da UFC.
No encontro, o Reitor foi informado que a Prefeitura de Itapajé desapropriará a área de 15 hectares da propriedade do falecido empresário, repassando-a para a UFC. O termo de doação deverá ser assinado ainda este ano, segundo estimam Luís Carlos Ávila de Sousa e vereador Bruno Francisco. Luís Carlos diz que sempre foi desejo de seu irmão contribuir com a educação e a cultura em seu município. Tanto é que, ainda em vida, mandou construir salas de aula e espaço para apresentações culturais. A área, conhecida como Jardim de Anita, foi criada como uma homenagem à esposa do empresário, Anita Inará, nascida na Letônia, e também falecida.
"Já existem dois blocos, um deles finalizado e outro faltando os acabamentos, que servirão para salas de aula e dependências administrativas. Há também um anfiteatro com 150 lugares e um teatro com capacidade para 420 lugares", explica Luís Carlos.
LICENCIATURAS – Os nove cursos de graduação a serem instalados na extensão do Campus da UFC de Sobral em Itapajé são as licenciaturas em Artes Cênicas, Biologia, Física, Geografia, História, Letras/Português, Matemática, Pedagogia e Química. "A UFC está indo para Itapajé em função da doação da infraestrutura", afirma o Pró-Reitor de Graduação.
Para o diretor do Campus de Sobral, Prof. Vicente Pinto, é um privilégio estender as atividades para Itapajé. A extensão, além de oferecer cursos de graduação, vai permitir o desenvolvimento de projetos, a descoberta de talentos, abrindo um novo polo de cultura e educação naquela região. "É um filho predestinado a ser maior que o pai", brinca o diretor.
Fonte: Gabinete do Reitor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
DESTAQUE
Cúpula Mundial sobre Transição Energética
Ceará será centro das discussões mundiais sobre transição energética Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará vai receber ...
-
Foto: Divulgação Aumentam os sinais de que as forças da extrema direita conservadora do Ceará terão problemas para avançar unidas rumo ao ...
-
Aparição de uma nova faixa social! Veja o comentário de Sandra Pujol Se observamos com cuidado, podemos detectar a aparição de uma nova...
-
Embora a população não tenha acompanhado “de cima” a escolha do representante do Congresso Nacional para vaga no Tribunal de Contas da U...
Nenhum comentário:
Postar um comentário