terça-feira, 24 de novembro de 2015

Estados Unidos alertam sobre riscos de viagens no feriado de Ação de Graças


Casa Branca
Estados Unidos advertem sobre risco de viagens no feriado do Dia de Ação de Graças Arquivo/Agência Brasil

















Às vésperas  de um dos mais importantes feriados nacionais – o Dia de Ação de Graças, na próxima quinta-feira (26) - os Estados Unidos divulgaram nessa segunda-feira à noite (23) um alerta sobre os riscos de viagens para seus cidadãos. O governo pede precaução para viagens internacionais devido a um aumento das “ameaças terroristas”. Internamente, a estimativa é de que quase 47 milhões de norte-americanos viajem pelo país no fim de semana prolongado.
O comunicado, emitido pelo Departamento de Estado, adverte para o risco de que grupos extremistas e outras organizações terroristas continuem a planejar ataques em múltiplas regiões.  O texto faz referência ao Estado Islâmico, à Al Qaeda e ao Boko Haram e lembra os atentados recentes na França, no Mali, na Nigéria e na Turquia.
“Os cidadãos dos Estados Unidos devem manter-se vigilantes quando estiverem em espaços públicos ou utilizarem transportes”, acrescenta o comunicado. A nota também pede que os norte-americanos evitem locais com grande concentração de pessoas.
O alerta emitido ontem difere dos anteriores, porque desta vez o Departamento de Estado falou em “ameaça mundial” e não se fixou em um país, como costuma fazer nesses casos.
Eventuais novos “ataques podem ocorrer por meio de ampla seleção de táticas, pelo recurso a armas convencionais ou não convencionais e podem visar  interesses públicos ou privados”, diz o Departamento de Estado.
Dentro do país, as autoridades já começaram a operação para o feriado de Ação de Graças. A imprensa local noticia a “apreensão” de cidadãos no país para viagens.
A fiscalização nos terminais de embarque de trens, nas rodovias e nos aeroportos será aumentada e as revistas em passageiros e funcionários de empresas de transporte vão ser mais detalhadas do que o normal.
(Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...