terça-feira, 24 de novembro de 2015

Favorecimento para ônibus deixa Padre Valdevino mais estreita para automóveis

Faixa exclusiva na Pe. Valdevino divide opiniões

Mesmo antes de ser implantada, a nova faixa exclusiva de ônibus nas ruas Beni de Carvalho e Padre Valdevino, no trecho compreendido entre as avenidas Senador Virgílio Távora e Dom Manuel, já está gerando polêmicas entre os que utilizam a via. Os motoristas de carros particulares reclamam da nova faixa visto a redução do espaço. Os usuários dos coletivos comemoram a diminuição de tempo que terão ao se deslocarem nos ônibus.
Padre valdevino.NAYANA MELO (5)
“Seria interessante colocar a faixa exclusiva em várias outras ruas de Fortaleza, porque elas ajudam muito a quem anda de ônibus. Quando ando na Avenida Bezerra de Menezes, por exemplo, chego de 20 minutos a meia hora mais cedo do que antes, quando não tinha o corredor. Percebo a agilidade quando o trânsito está parado e os ônibus conseguem circular sem demora”, disse a técnica de segurança do trabalho, Ivani Moura Lopes, 45 anos. Já o motorista particular Haroldo Pereira, 43 anos, reclama da nova faixa exclusiva. “Vai ficar muito ruim, pois já engarrafava antes, com a faixa vai piorar mais ainda o trânsito”, afirmou.
A faixa na Rua Padre Valdevino terá 3,2 quilômetros de extensão, devendo começar a funcionar até o final deste mês. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a nova faixa beneficiará cerca de 60 mil passageiros que circulam diariamente, favorecendo o fluxo dos ônibus que transitam no sentido Papicu/ Antônio Bezerra. As nove linhas que trafegam na via contam com 61 ônibus por hora, que devem obter um ganho de velocidade de, no mínimo, 40%.
Alternativa
Para dar suporte à intervenção e otimizar o tráfego dos veículos particulares, a AMC informou que disponibilizará um corredor alternativo composto pelas ruas Tertuliano Potiguara/Dom Expedito Lopes/João Brígido, a partir da Rua Monsenhor Catão até a Avenida Aguanambi, para realizar seus deslocamentos.
De acordo com a AMC, no corredor alternativo foi realizada a abertura de canteiros centrais, instalação de semáforos e alteração na circulação viária. “Novos equipamentos semaforizados passaram a operar nesta semana nos seguintes cruzamentos: Tertuliano Potiguara e Leonardo Mota; Tertuliano Potiguara e Barbosa de Freitas; Dom Expedito Lopes e Tibúrcio Cavalcante; Dom Expedito Lopes e José Vilar; e João Brígido e Rui Barbosa”.
Ciclofaixa
Como parte das mudanças, também está prevista a implantação de uma ciclofaixa nas ruas Tertuliano Potiguara, Oswaldo Cruz (entre a Tertuliano Potiguara e Dom Expedito Lopes), Dom Expedito Lopes e João Brígido. “Enquanto poder público, seguimos diretrizes da Lei Mobilidade Urbana ao priorizarmos o transporte coletivo e o modal não motorizado. Entretanto, oferecemos também aos veículos particulares rotas alternativas para a realização de seus deslocamentos”, disse Arcelino Lima, superintendente da AMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...