quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Bandidagem em todos os níveis

Mais 200 BOs de roubos falsos são registrados em dois dias

Ao todo, a Polícia Civil do Estado do Ceará detectou o registro de 212 Boletins de Ocorrência por roubos falsos. Segundo o Delegado Geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, isso aconteceu porque, desde o dia 1º de janeiro, passou a valer a cobrança de uma taxa de R$ 44,33 para emissão da segunda via da Carteira de Identidade (RG). O delegado explica que, para a emissão da segunda via por roubo, o cidadão é isento da taxa. Essa diferenciação na cobrança levou a população a registrar roubos que não aconteceram.

“Fomos surpreendidos no início do ano com vários registros de BOs de roubo e percebemos que as pessoas estavam registrando para se isentar da cobrança. Isso porque detectamos que algumas pessoas que registraram a ocorrência de perda, descobriram ao chegar na Coordenadoria de Identificação, que tinha que pagar a taxa. Por isso, voltaram às delegacias para transferir o BO ou utilizaram a delegacia eletrônica para registrar um B.O de roubo”, disse o delegado.
Falsa comunicação
Andrade Júnior acrescentou que quem registra BO de roubo falso pratica falsa comunicação de crime e contravenção, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção. “Essas pessoas serão notificadas e serão instaurados procedimentos para apurar o delito cometido. As que estão utilizando o BO para se eximir do pagamento, serão investigadas pois estão cometendo crime”, alertou.

Alarmante
O coordenador de identificação da Perícia Forense (Pefoce), Alberto Belchior, afirma que antes da cobrança da taxa, eram expedidas 500 carteiras de identidade por dia, sendo 200 solicitações de segunda via por variados motivos.
“Desse número, quase 100% era por motivo de perda de documento. Porém, em apenas dois dias de funcionamento da Coordenadoria de Identificação em janeiro, percebeu-se que os motivos inverteram. Agora, quase 100% de pedidos de segunda via são por motivos de roubo. Por isso, comunicamos o fato à Polícia Civil que está tomando as providências”, contou.
Crime
Em entrevista coletiva, realizada na sede da Pefoce, na tarde de ontem, o delegado Andrade Júnior explicou que o registro falso de BOs por roubo causa vários problemas para a sociedade. Entre eles, o destacamento de policiamento ostensivo para áreas específicas onde a estatística mostra aumento no número de crimes.
“Um registro de um boletim desses, não só a pessoa está incorrendo num crime, como também prejudica todo um trabalho operacional, que é montado pelos comandantes das áreas operacionais da Capital e Interior do Estado. O policiamento militar é muito reduzido e tentamos otimizar ao máximo o trabalho encaminhando equipes para áreas onde é identificada que está mais conflituosa. Quem nos mostram essas áreas são os boletins de ocorrência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Cúpula Mundial sobre Transição Energética

Ceará será centro das discussões mundiais sobre transição energética Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará vai receber ...