sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Agência UFC: projeto desenvolve cartografia social e regularização de casas na periferia de Fortaleza



A cartografia social é um processo de mapeamento por meio da participação  efetiva dos habitantes de determinado espaço. Nos últimos anos, esse tipo de cartografia tornou-se ponto-chave para comunidades vulneráveis reivindicarem seus direitos, como saúde pública e planejamento urbano. Essa é uma das perspectivas trabalhadas pelo projeto de extensão Canto – Escritório-Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará.

O projeto se caracteriza como uma ação de demandas coletivas, com base em horizontalidade e processo participativo. Surgida em 2009, a ação já realizou diversos trabalhos sociais. Segundo o coordenador do projeto, Prof. Newton Becker, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design, o princípio norteador é “levar o arquiteto e urbanista à comunidade que não tenha condições de arcar com as despesas desse serviço”.

Os detalhes sobre o projeto estão disponíveis em matéria no site da Agência UFC (https://is.gd/Zj7JkR), canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...