sexta-feira, 16 de agosto de 2019

CAMPANHA CONTRA DIABETES


Olá,
Bom dia.  Tudo bem? Segundo o Ministério da Saúde, Fortaleza é a segunda capital brasileira com o maior percentual de diagnósticos de diabetes no Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Outros dados que merecem atenção: a incidência da doença cresceu quase 2 pontos em adultos entre 2017 e 2018, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

 E, justamente para sensibilizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do diabetes e do controle glicêmico para prevenção de complicações da condição, a ADJ Diabetes Brasil realiza a campanha nacional Fique de olho - Retinopatia Diabética em Fortaleza no dia 21 de agosto na Unimed Fortaleza.

Além de sensibilizar as pessoas sobre os riscos da retinopatia diabética - complicação que ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina – , a campanha também tem como objetivos específicos: educar as pessoas para que mudem seus hábitos e consigam controlar as taxas de glicemia e incentivar a visita ao oftalmologista regularmente, para realizar os exames preventivos de visão.
Caso haja interesse, colocamos a endocrinologista, Dra. Solange Travassos, à disposição para entrevistas.
Abraço,
Yolanda Drumon
   

ADJ Diabetes Brasil promove campanha nacional sobre o controle do diabetes e a prevenção da retinopatia diabética e passa por Fortaleza

 

- A organização realizou parceria com a Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos para sensibilizar a população -

Com o intuito de sensibilizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do diabetes e do controle glicêmico para prevenção de complicações da condição, a ADJ Diabetes Brasil realiza a campanha nacional Fique de olho - Retinopatia Diabética. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil possui 16 milhões de pessoas com diabetes. Em Fortaleza, a incidência da doença cresceu 1.9 pontos percentuais em adultos com 18 anos ou mais entre 2017 e 2018. É o que revela a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.

Segundo o levantamento, divulgado pelo Ministério da Saúde, 9,5% dos entrevistados declararam ter a doença no ano passado, o que coloca a cidade como a 2ª capital brasileira com o maior percentual de diagnóstico de diabetes no País, atrás apenas do Rio de Janeiro.

Outros dados publicados pela pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo apontam que 77,2% dos indivíduos com diabetes tipo 2 não aderem ao tratamento no país, o que ocasiona sérias complicações. Uma delas é a retinopatia diabética, que afeta cerca de 40% das pessoas com diabetes.

As altas taxas de glicemia degeneram a retina e, com o tempo, a visão pode ser afetada, sendo a principal causa de cegueira. A retinopatia diabética pode ser de dois tipos: a não proliferativa, forma inicial da doença que é detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquido da retina, chamado de Edema Macular Diabético; e a proliferativa é diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer nutrientes para o fundo do olho e por consequência, há formação de vasos anormais, que causam o sangramento.

Além de sensibilizar as pessoas sobre os riscos da retinopatia diabética, a campanha também tem como objetivos específicos: educar as pessoas para que mudem seus hábitos e consigam controlar as taxas de glicemia e incentivar a visita ao oftalmologista regularmente, para realizar os exames preventivos de visão.

A iniciativa já passou por Brasília, e Birigui (interior de São Paulo) e irá para os municípios do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte. No próximo dia 21 de agosto, Fortaleza receberá a ação, na Unimed Fortaleza, localizada na Rua do Santos Dumont, 949. Para inscrições, é necessário entrar em contato pelo telefone 85 98790-6312.

Para a realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio da Abbott, da Allergan e da Novartis. Mais informações podem ser acessadas nowww.adj.org.br. 

Sobre a ADJ Diabetes Brasil

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade.
Atende gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar.
A ADJ está em contagem regressiva para celebrar seus 40 anos de existência em 2020 e já começa a planejar suas iniciativas para marcar seu aniversário. 

Informações à imprensa:
Jornalista: Vanessa Pirolo
Tel.: 11 20637638/ 993872603

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...