domingo, 24 de junho de 2012

Aniversário tucano

Os 24 anos do PSDB
SERGIO GUERRA*

Na próxima semana, o PSDB comemora os 24 anos de fundação. Pode-se dizer que nossa trajetória de lutas e conquistas se confunde com a própria história do país. Fundado em 1988, logo após a promulgação da Constituição vigente, o PSDB se orgulha de ter em seus quadros grandes líderes da política nacional.
São homens e mulheres que lutaram pela redemocratização do país, participando da campanha das diretas e depois da eleição de Tancredo Neves. O partido também não fugiu das suas responsabilidades durante o processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor e nem no governo de Itamar Franco, que viabilizou, em 1994, a implantação do Plano Real pelas mãos do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.
O reconhecimento da população à contribuição do PSDB à estabilização da economia brasileira assegurou a eleição, em 1995, de Fernando Henrique presidente da República, a despeito da torcida contra e do boicote do PT.
Mais do que garantir a estabilização da economia brasileira, o Real pode ser considerado o maior programa de distribuição de renda da história brasileira, ao reincorporar ao mercado consumidor as classes menos favorecidas, as que mais sofriam com o efeito perverso da hiperinflação.
E o PSDB não se contentou com isso. Foi além, promoveu um corajoso plano de privatizações que permitiu, entre outras coisas, a democratização de serviços telecomunicações e deu o pontapé inicial a uma série de programa sociais como o Bolsa Escola, que inspiraria anos mais tarde o governo petista a implantar o Bolsa Família.
Na oposição desde 2003, o PSDB não mudou de postura. Continua disposto a apoiar iniciativas que sejam de interesse público, mas não abrirá mão de seu papel fiscalizador e crítico diante dos malfeitos, tampouco de seus princípios democráticos.
Temos plena consciência de que essa é uma batalha constante, pois a realidade muda e com ela os desafios enfrentados. Nossas ações serão sempre norteadas por um objetivo maior que é o de assegurar uma vida digna a cada um dos brasileiros.

*O deputado federal Sérgio Guerra (PE) é presidente nacional do PSDB. Artigo veiculado na newsletter semanal editada pelo partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...