domingo, 24 de junho de 2012

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

Coisas do Ceará
Julieta Brontée

No Ceará tem disso, sim! A EDISCA – Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes, obra da heroica bailarina e professora de dança, Dora Andrade, começa a ser ameaçada de extinção, depois de ter salvo centenas de jovens, e revelado incontáveis talentos. Isso, sem contar que tem projetado, além fronteiras, o nome do nosso Estado com a sua arte, reconhecida nacional, pelo seu sucesso nas áreas artística, educacional e de inclusão social.
Para quem não sabe, a EDISCA, há 20 anos, vem se dedicando a levar arte e educação às comunidades carentes de Fortaleza, oferecendo, formação artística e cultural às crianças carentes de nossa Capital. Com certeza, uma alternativa para o resgate da autoestima dessa gurizada, principalmente àquelas em situação de risco. Some-se a isso, a oportunidade dessas crianças e adolescentes vislumbrarem, num futuro próximo, novas perspectivas de vida e de trabalho.
A difícil situação dessa entidade sem fins lucrativos acontece, em parte, por conta da retirada de muitas ajudas de outros países, atingidos pela crise financeira internacional e da falta de apoio dos nossos governantes. É chegada a hora de saber quem merece ajuda: se a EDISCA, baluarte pela inclusão e aperfeiçoamento de jovens, ou se certos “projetos” que incluem, entre outros, contratos milionários com quem nada traz para essa juventude. Para quem quiser se habilitar a ajudar ou mesmo a conhecer a entidade, a sede da EDISCA fica na Rua Desembargador Feliciano de Ataíde, 2309 – Água Fria.

CURTO CIRCUITO
ESTÍMULO - A comissão de juristas criada pela reforma do Código Penal no Senado, aprovou, na última segunda-feira, a extensão do benefício da delação premiada a todos os crimes. Para quem não sabe, a delação premiada é um benefício de redução de pena, concedido pela justiça a integrante de organização criminosa que “dedura! seus comparsas. Atualmente ela existe apenas para alguns tipos de crimes como os financeiros e tributários e extorsão mediante sequestro.

Mensalão - Tá chegando a hora da “onça beber água”: A partir de agosto próximo, os 38 mensaleiros estarão no banco dos réus, julgados no Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa é se a impunidade vai continuar a campear no país, ou se essa gangue vai ter o que merece. É bom lembrar que como se trata do STF, a mais alta corte da Justiça, da decisão não caberá mais recurso. O certo é que tem muita gente “boa” sem dormir. Ah! Isso tem!

• Perseguição - Que a presidenta Dilma Rousseff foi monitorada, presa e torturada na ditadura militar (1964-85), isso todo o Brasil já sabe. O que não se sabia é que Dilma também foi vigiada durante todo o governo do então presidente da República, José Sarney, hoje presidente do Senado. É o que mostram os documentos que integram o denominado ‘Acervo da Ditadura’, do Arquivo Nacional, sobre a vida mais de 300 mil pessoas, sindicato e partidos políticos.

UMAS & OUTRAS

• Alevantú...
  Anarriê...Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) convidando para o “Arraiá do Diploma 2012”, hoje, a partir das 19 horas, em sua sede, à Rua Joaquim Sá, 545 – Dionísio Torres. O “arrastapé” junino também faz parte da Campanha Nacional em Defesa das PECs 33/09 e 386/09, em tramitação no Congresso Nacional. As matérias tratam do restabelecimento da obrigatoriedade do curso superior em Jornalismo para o exercício da profissão.
. Repercussão
- Obtém excelente repercussão a divulgação, pelo coleguinha Luís Sérgio Santos, diretor da revista “Fale!”, da lista dos “30 Cearenses mais Influentes”. Além de outras figuras já “carimbadas”, fazem parte da lista três colegas jornalistas: Lúcio Brasileiro, Edilmar Norões e Eliomar de Lima. Sem dúvida, motivo de orgulho para toda a categoria.
• Alimentação
 Muito bem aceita a nomeação do atual secretário de Pesca e Aquicultura do Ceará, Ricardo Campos. Um especialista, ele pretende modernizar e ampliar o setor de pesca, não só para que este fortaleça a economia do Ceará, como também para que as famílias pobres possam contar em suas mesas com este alimento, hoje um dos mais caros que se consome.

De segunda à sexta, das 12h30 às 13h, programa Conexão Global, na Rádio Globo 620 AM. Contamos com sua audiência caro(a) leitor(a). Sugestões e críticas: www.globocidadefortaleza@bol.com.br ou http://blogdabronte.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...