quarta-feira, 6 de junho de 2012

Rasteira do PT em João da Costa continua rendendo

Com aval de Lula, Eduardo Campos dá um nó no PT
Com aval de Lula, Eduardo Campos dá um nó no PT
Foto: Edição/247

Com a candidatura do senador Humberto Costa à Prefeitura do Recife, o governador Eduardo Campos praticamente garante a vice para o seu PSB na chapa de Fernando Haddad, em São Paulo, e ainda lucra uma cadeira a mais no Senado

Por Gilberto Prazeres _PE247 –

A candidatura do senador Humberto Costa (PT) à Prefeitura do Recife já pode ser considerada um dos mais importantes e complexos arranjos construídos pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Presidente nacional do seu partido, o gestor conseguiu, com o credenciamento do petista à sucessão recifense, marcar pontos em pelo menos três diferentes e importantes flancos. E, em todos eles, com o aval do ex-presidente Lula.

Em São Paulo, em troca do apoio à postulação do ex-ministro Fernando Haddad (PT), o PSB praticamente garantiu – se o nome imposto pelo ex-presidente sair vencedor das urnas - a vice-prefeitura da principal cidade do País. Uma posição que deve ficar cada vez mais clara com a aproximação das convenções partidárias. O PMDB, que poderia compor com os petistas, segue com a postulação de Gabriel Chalita.

Com a possibilidade de Fernando Haddad ser eleito prefeito de São Paulo, Eduardo Campos ainda vislumbra outro quadro bem interessante. O ex-ministro é visto como uma aposta do ex-presidente Lula para o futuro do PT. Um político jovem que teria condições, desde que faça uma boa gestão na capital paulista, de se credenciar para a Presidência da República, provavelmente em 2018. Nessa perspectiva, os socialistas afinariam ainda mais a relação com o PT, com o objetivo, claro, de conquistar a vice nesse panorama.

No Senado, o ex-PFL Joaquim Francisco (PSB) assumirá a vaga de Humberto Costa, caso o petista conquiste o eleitorado da capital pernambucana, elevando para quatro o número de representantes socialistas na Casa Alta. O crescimento da legenda no parlamento mais nobre do Congresso Nacional sempre foi um desejo de Eduardo Campos.

O provável sucesso da candidatura de Humberto à Prefeitura do Recife ainda pode ser bastante rentável para Eduardo, uma vez que amarraria o petista, que nutre também o desejo de disputar o governo do Estado, na gestão municipal. Para concorrer à administração estadual, Costa teria que entregar, mais uma vez, o posto que conquistou ao partido aliado, já que está acertado que o PSB ficará com a sua vice. Hipótese que nenhum petista admitiria.

E, apesar do risco que a movimentação que consolidou a candidatura de Humberto causa, Eduardo Campos conseguiu ainda um construir caminho no qual os maiores espinhos sobram sempre para os petistas. O ônus pela forma que o prefeito do Recife, João da Costa, foi rifado é todo do PT. O socialista saiu ileso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...