A ministra da cultura, Ana de Hollanda, liderou a comitiva brasileira presente no auditório, que defendeu a candidatura carioca diante de representantes dos 21 países que integram o comitê da Unesco. Para obter a chancela da organização, o Rio estava inscrito como “paisagem cultural”, categoria associada a casos onde a natureza é valorizada pela ação do homem.
Foi a primeira metrópole a receber o título da Unesco na classificação citada, que costumava ser vinculada às localidades em áreas rurais. “O reconhecimento alcançado pelo Rio hoje representa uma visão nova de pensar em patrimônio que engloba a natureza e o homem”, disse Ana de Hollanda, em entrevista concedida por telefone, após o fim da sessão da Unesco. “O mundo considerou o Rio um patrimônio da humanidade. Isso vai dar uma consciência maior da responsabilidade que todos nós temos com relação à cidade”, acrescentou a ministra.
Pontos de referência
A apresentação começou com a exibição de slides dos principais locais que justificam a indicação ao título de patrimônio cultural, como o Corcovado com a estátua do Cristo Redentor e o Jardim Botânico. O arquiteto Burle Marx foi citado por sua participação nos projetos do Aterro do Flamengo e da orla de Copacabana consagrada pelo tradicional calçadão de pedras portuguesas.
Quando os representantes das delegações estrangeiras iniciaram os pronunciamentos, a audiência acabou interrompida por duas horas. Por conta do fuso horário (sete horas a mais), já era a hora do almoço na Rússia. O documento oficial da candidatura carioca foi elaborado pela superintendência no Rio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“A qualidade urbana constatada nos locais citados na nossa candidatura pode ser uma referência para o processo de crescimento da própria cidade do Rio”, ressaltou o presidente do Iphan, Luiz Fernando da Almeida, que acompanhou o anúncio oficial ao lado da ministra Ana de Hollanda. O Rio é 19º patrimônio da humanidade no país reconhecido pela Unesco, que divide sua classificação em bens culturais ou naturais. O Parque Nacional do Iguaçu, a Reserva Mata Atlântica e o Pantanal estão entre os locais destacados por suas paisagens naturais.
O centro histórico de Olinda, as ruínas de São Miguel das Missões e o plano piloto de Brasília foram lembrados por sua relevância cultural. (O ESTADO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário