terça-feira, 3 de julho de 2012

Maracanaú faz homenagens à personalidades que contribuiram para sua emancipação

A Prefeitura de Maracanaú vai prestar homenagem a Antônio Gonçalves Moreira (in memorian), João Pereira de Andrade (in memorian), Luiz Prata Girão e Tasso Jereissati por suas contribuições ao Município. Eles vão receber a medalha “Tenentes Raimundo e Mário Lima”, criada através da Lei 1.665/2011, com o objetivo de homenagear, anualmente, quatro personalidades que se destacaram ou contribuíram com o processo de emancipação de Maracanaú. A medalha recebe os nomes dos tenentes Raimundo Lima e Mário Lima por terem sido os pioneiros na tentativa de emancipação.

Essas homenagens devem ser realizadas sempre no dia 4 de julho - data em que Maracanaú foi desmembrado de Maranguape, em 1983. A solenidade acontecerá, portanto, nesta quarta-feira, 4, às 16 horas, no Palácio do Jenipapeiro, n° 652, bairro Novo Maracanaú.

Homenageados:

Antônio Gonçalves Moreira (in memoriam): Agropecuarista, prefeito de Maranguape entre os anos de 1976 e 1982, apoiou a luta pela emancipação política-administrativa de Maracanaú. Antônio Gonçalves era homem de diálogo e entendia a importância de uma transição pacífica, de comum acordo. Como Prefeito, ajudou nas articulações para a marcação de plebiscitos e envolveu líderes importantes do Estado no processo de emancipação de Maracanaú.

João Pereira de Andrade (in memoriam): Desde cedo, teve gosto pela política partidária, filiando-se num dos mais destacados partidos da época, a UDN. Por esta agremiação partidária conquistou, por quatro legislaturas seguidas, o mandato de vereador e atuou também como presidente da Câmara de Maranguape. Durante toda sua vida, ergueu a bandeira de luta pela emancipação político-administrativa do distrito de Maracanaú. Assistiu à primeira eleição municipal realizada no dia 16 de dezembro de 1984 e os primeiros anos da administração municipal.

Luiz Prata Girão: Como coordenador de governo, em Maranguape, articulou politicamente o apoio do Estado à emancipação de Maracanaú, levando as lideranças maracanauenses para conversarem, diretamente, com o governador de então, Virgílio Távora. Contribuiu com recursos financeiros para os custos dos plebiscitos, manutenção do movimento, viagens de líderes a Brasília na luta para a marcação das eleições especiais de Maracanaú. Chegou à Câmara dos Deputados nas eleições de 1990. O “Federal do Sertão” foi o segundo parlamentar que mais proferiu discursos, sempre em defesa de sua terra e de sua gente.

Tasso Ribeiro Jereissati: Formado em Administração de Empresas, é líder empresarial e governou o Estado do Ceará em três gestões: 1987/1990, 1995/1998 e 1999/2002. Também foi eleito Senador da República pelo PSDB, em outubro 2002, com 1.915.781 votos, e exerceu o mandato no período de 2003 a 2011. Maracanaú sempre conviveu com a presença da família Jereissati. A fazenda da família ficava ao lado do campo de futebol e o terreno do campo foi doado pelo próprio Tasso Jereissati para o Maracanaú Atlético Clube. A ligação de Tasso Jereissati com Maracanaú já era uma coisa de herança familiar. Ele continuou a manter esta ligação, contribuindo para o desenvolvimento do lugar.

Fonte: PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Violência contra as mulheres: confira os projetos em análise no Senado Fonte: Agência Senado

O Senado tem discutido e aprovado propostas para fortalecer a proteção contra esse tipo de violência Proposições legislativas ...