sábado, 2 de fevereiro de 2013

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

 

MUDANÇA CULTURAL

O Brasil inteiro e a comunidade internacional assistiram chocados ao que ocorreu na cidade de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, quando a associação da ganância privada com a incompetência do poder público causaram as mortes de cerca de 235 jovens em uma boate, ocasionadas por um incêndio ainda sob investigação, mas que já se sabe, poderia ter sido evitado se as regras mínimas de segurança tivessem sido observadas, o que inviabilizaria o próprio funcionamento do estabelecimento.
Após a tragédia todos aparecem para apontar culpados e soluções, bem como para sugerir a criação de leis para coibir novas tragédias, sem falar nas ações de fiscalizações apressadas.
Mas ninguém recorda que há um número sem fim de leis que já tratam do assunto e que se a fiscalização é precária é porque ou os órgãos de fiscalização são deficientemente estruturados ou porque são alvo de ingerências políticas que não os deixam atuar como deveriam.
O certo é que tragédias como as de Santa Maria acabam por despertar, de maneira extremamente dolorosa, nossa atenção, para os perigos que nós e nossos entes queridos corremos todos os dias, mas que por razões que nossa cultura do jeitinho e do jeitão, muitas, vezes nada republicano de resolver as coisas acabam por ocultar.

Antes de mudar as leis ou de criá-las, é preciso mudar nossa cultura. Infelizmente essa mudança só tem ocorrido a custa de muita dor e sofrimento. Essa tem sido a história do Brasil.

CURTO CIRCUITO

• Posse  - A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa toma posse, nesta quinta-feira (1º), em solenidade marcada para ter início às 10 horas da matina. Na presidência, o deputado José Albuquerque (PSB). Entre os convidados, o governador Cid Gomes, secretários estaduais, prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados federais, senadores, desembargadores e procuradores.


• Médicos -  O Governo Federal já toma providências no sentido de atrair milhares de médicos estrangeiros, que deverão trabalhar por ocasião da Copa-2014, e dos Jogos Olímpicos, do Rio de Janeiro-2016. Para isso, iniciou o período de seleção dos profissionais, que deverão atuar, de início, nas 12 capitais sedes da Copa.

• Vergonha -   O tema da nota anterior, não deixa de preocupar. Conforme estimativas do IBGE e do Ministério da Educação, o Brasil é um dos países que mais formam médicos, jogando milhares deles no mercado a cada semestre. Só que, como ocorre com os bacharéis em Direito, os médicos são, em sua maioria, precariamente preparados.

• Vendendo-  Ainda nesse semestre, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deverá comandar numerosa caravana de economistas e de representantes de vários ministérios, para “vender”, em New York, Londres e Tóquio a imagem do Brasil, como o país mais atrativo do Ocidente para investimentos nos mais variados setores.

UMAS & OUTRAS
• “Renovação” - Para o deputado Fernando Hugo (PSDB) preocupa muito a sociedade brasileira a falta de renovação política nos mais altos postos da Nação. A seu ver, enquanto prevalecerem presenças como dos senadores Renan Calheiros, José Sarney, Romero Jucá  em pontos-chaves do Congresso, o país permanecerá “patinando”.

• Inocentes - Em São Paulo, sob a orientação do próprio Lula, o comando do PT mobiliza forças para levar às ruas ruidosas manifestações no sentido de tentar anular as sentenças  contra os companheiros (lá deles) mensaleiros pelo STF. Como se vê, o “democrático” PT, além de querer desmoralizar o Poder Judiciário, se esmera em defender criminosos condenados.

• Esfriando - No momento em que o Ceará ingressa no “clube dos estados industrializados”, graças ao “fator Pecém”,  a poderosa Vale joga “água na fervura”, anunciando que vai diminuir a sua participação no consórcio internacional com a coreana Dog-Kuk, responsável pela Companhia Siderúrgica do Pecém.  Até agora, sem explicações claras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Cúpula Mundial sobre Transição Energética

Ceará será centro das discussões mundiais sobre transição energética Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará vai receber ...