sábado, 9 de março de 2013

Procon mostra preocupação com sistema de pirâmide nas operações financeiras

Representantes dos Procons de todo Brasil elaboraram um documento durante a reunião da Associação Brasileira de Procons, realizada em Brasília. Foi externada a preocupação em relação às operações financeiras que utilizam o sistema de "pirâmide de ponzi" - como a popular TelexFree - e vem sendo disseminada em todo território nacional.

Os Procons do Brasil têm essa preocupação diante do grande número de consumidores que, em busca de ganhos financeiros imediatos, estão aderindo a negócios com empresas aparentemente lícitas, mas que na verdade têm como objeto uma atividade que não possui qualquer viabilidade econômica.

Diante disso, a Associação Brasileira de Procons - ProconBrasil encaminhou manifesto à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor cobrando providências para garantir a proteção do consumidor.

PIRÂMIDE DE PONZI - A pirâmide tem o nome por conta do imigrante italiano Charles Ponzi, que conseguiu fazer fortuna rapidamente nos Estados Unidos utilizando esse método. Esse sistema financeiro é insustentável e funciona a base de novos investidores.

Os primeiros envolvidos investem e conseguem lucrar recrutando outros participantes. Mas quanto maior o alcance da pirâmide, menos sustentável ela fica, pois ela depende dos investimentos posteriores. Sem investimento suficiente, a grande parcela dos envolvidos fica no prejuízo. (Blog do Jamido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...