sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Bolsa de estudos para o Ciências sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras abre chamadas para graduação-sanduíche em 21 países

O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) está com novas chamadas abertas para graduação-sanduíche em 21 países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

O período de inscrições vai até 29 de setembro para as chamadas nº 180, 181, 182, 183, 196, 197, 198, 199, 200, 201, 202, 203 e 204. Estas correspondem aos editais dos seguintes países: Estados Unidos (duas chamadas), Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão, Áustria e Canadá.

Já para as chamadas nº 179, 184, 185, 186, 187, 188, 189, 190, 191, 192, 193, 194 e 195, as inscrições vão até 30 de setembro. Estas são relativas a Polônia, Austrália (duas chamadas), Bélgica (duas chamadas), Canadá (duas chamadas), Coreia do Sul, Espanha, Finlândia, Holanda, Nova Zelândia e Reino Unido. O próprio CsF disponibilizou uma página na Internet com instruções sobre as inscrições (http://bit.ly/1tb8KBt).

Entre os requisitos obrigatórios para todas as chamadas estão obter nota global no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009; apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino; ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso no momento do início previsto da viagem de estudos; e ser homologado pela Instituição de Ensino Superior (IES) de origem (mérito acadêmico).

É necessário também cursar uma das áreas contempladas pelo programa. Aos alunos da área de saúde, é preciso verificar as exigências específicas de cada uma das chamadas. Há chamadas para países que aceitam alunos do ciclo básico e clínico e há chamadas que aceitarão somente alunos do ciclo básico. Alguns países não aceitarão alunos da área da saúde.

No caso da UFC, é necessário que o candidato tenha obtido Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) geral de, pelo menos, 6.0. Segundo o Prof. Tito Lívio, titular da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), é importante que os estudantes leiam todo o edital das chamadas que lhes interessarem. Na próxima semana, a CAI deverá disponibilizar, no seu site (www.cai.ufc.br) e no Portal da UFC, orientações específicas para alunos e orientadores de curso.

BENEFÍCIOS – A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência do aluno pelo período de estudos no país de destino. Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático para compra de computador portátil ou tablet. Com informações do site do Ciência Sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf). 

Fonte: Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC – fone: 85 3366 7333

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...