domingo, 24 de agosto de 2014

Mutirão nacional

Movimento Limpa Brasil chega dia 6 de setembro a Fortaleza

O grande mutirão pretende mobilizar a população da capital cearense para o descarte correto de materiais recicláveis
O movimento Limpa Brasil – Let's do it! foi apresentado em coletiva de imprensa no Paço Municipal (Foto: Kaio Machado)
Conscientizar e criar uma mudança cultural na sociedade acerca do descarte correto do lixo. É com esse objetivo que o movimento Limpa Brasil – Let's do it! chega a Fortaleza, depois de passar por outras 19 cidades brasileiras. No dia 6 de setembro será a vez da população residente na capital exercer a sua cidadania participando de um grande mutirão de recolhimento de material reciclável. A ação ocorrerá das 8h às 13h, em 36 espaços da cidade, entre áreas públicas, escolas e supermercados.
No Dia D, os interessados poderão participar de duas maneiras: entregando o material de sua casa em qualquer ponto de entrega ou retirando em um desses pontos um kit contendo um saco de 100 litros de lixo e um par de luvas para recolher o material que tiver sido descartado de forma irregular, em alguma região de Fortaleza. Todo o material recolhido será entregue na sede da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Fortaleza e Região Metropolitana, que agrega 17 associações e cerca de 300 famílias.
“Raramente a cidade reflete o lixo e é um desafio imenso manter limpa uma cidade grande como a nossa, a quinta maior do País. É preciso um entrosamento de todos na questão dos resíduos sólidos. É uma tarefa para muitas mãos juntas. O mutirão é um ato de cidadania e conscientização. Ao fim do dia apresentaremos um balanço do volume de material recolhido”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio, durante a coletiva de imprensa que aconteceu no auditório do Paço Municipal e apresentou o movimento Limpa Brasil – Let's do it!
Na capital cearense já ocorreram palestras de mobilização para professores da rede municipal de ensino e para alunos do Instituto de Educação e Portal (IEP). Entre 2011 e 2013, os 155 mil voluntários que participaram do mutirão em outras 19 cidades brasileiras recolheram um total de 1,3 milhão de toneladas de material reciclável. “A limpeza urbana efetiva precisa contar com a participação e envolvimento de toda a população”, ressaltou o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Saboia.
“A gente tem que garantir que a próxima geração seja mais consciente com a questão do lixo, porque não fomos educados para tratar o nosso resíduo de forma correta”, destacou a coordenadora geral do Movimento Limpa Brasil, Marta Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...