sábado, 23 de agosto de 2014

Polícia Federal de olho em sócio de Eduardo Campos

Polícia investiga se sócio de Campos é dono de jatinho

Compra do Cessna foi intermediada por Aldo Guedes; negociação levanta suspeita de ocultação de patrimônio e sonegação de impostos


Ricardo Brandt


A Polícia Federal investiga se o sócio do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, Aldo Guedes Álvaro, é o verdadeiro dono do jato Cessna Citation 560 XLS, prefixo PR-AFA, que caiu no dia 13, em Santos (SP), matando o candidato à Presidência do PSB e mais seis pessoas.
Homem de confiança de Campos, Guedes era seu sócio na Fazenda Esperança, área de 210 hectares, e na Agropecuária Nossa Senhora de Nazaré, em Brejão (PE). Ele também é casa- do com uma prima da família.
Agentes da PF já sabem que Guedes intermediou a compra feita em nome de três empresários pernambucanos e cuidou da contratação dos pilotos Mar- cos Martins e Geraldo da Cunha, que morreram no acidente no litoral paulista.
Agora, a PF tenta provar que os três empresários que assumiram a compra seriam “laranjas” usados para ocultar o verdadeiro dono do jato. A aeronave é avaliada em US$ 8,5 milhões. Além de ocultação de patrimô- nio e sonegação fiscal, será apurado o aspecto eleitoral sobre o uso da aeronave na campanha.
O avião era de uso privado e está registrado em nome da AF Andrade, do Grupo Andrade (proprietários de usinas), com sede em Ribeirão Preto (SP). Pela Lei Eleitoral, o dono só poderia emprestar a aeronave para a o candidato se trabalhasse com o aluguel ou venda de aerona- ves. Se foi adquirido pela campa- nha, não está na prestação de contas da Justiça Eleitoral.
A AF Andrade, que está em processo de falência, só comunicou o negócio de venda à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) depois do acidente.
Os compradores seriam os empresários João Carlos Lyra Pessoa Monteiro de Mello Filho, Apolo Santana Vieira e Eduardo Freire Bezerra Leitetodos de Pernambuco, donos de factorings e importadoras.
Quem assumiu os custos do leasing foram as empresas BR Par Participações Ltda. e Bandeirantes Companhia de Pneus Ltda., de Apolo Vieira.
Em nota, a Bandeirantes Pneus informou que estava em negociação de compra e que o jato só não havia sido transferi- do porque a Cessna Finance – que detém os direitos da aeronave até o leasing ser quitado – não havia aprovado as garantias das empresas para a transação.
A PF solicitou os contratos dessa negociação e começou a cruzar os dados das duas empre- sas e dos empresários para ten- tar saber se eles poderiam ter comprado o avião.
Aliado. Guedes, que ainda não tinha aparecido nessa história,
acompanhava Campos desde a época em que era deputado fede- ral. Atual presidente da Compa- nhia Pernambucana de Gás (Co- pergás), ele foi nomeado para o cargo em 2007, quando Campos assumiu o governo do Estado.
Antes, foi levado para o Minis- tério da Ciência e Tecnologia
em 2004, quando Campos assu- miu como ministro. Ele ocupou cargo de coordenador-geral de captação de recursos. Em nota, Guedes negou relação com a compra e contratação de pilo- tos. A campanha não se pronun- ciou e os demais citados não res- ponderam às ligações.
PSB quer adiar prestação de contas
● A equipe jurídica do PSB pretende não apresentar até o dia 2 – prazo previsto na legislação elei- toral – a segunda prestação de contas de Eduardo Campos, presidenciável que morreu no dia 13. O advogado Ricardo Penteado disse ontem que, com a morte de Campos, a prestação de contas dos últimos dias da campanha deverá ser apresentada ao Tribunal Supe- rior Eleitoral só em novembro. Há dúvidas sobre quem era o dono do jato que caiu em Santos (SP). Segundo o TSE, na primeira pres- tação parcial de contas, não há nenhuma menção a gastos rela- cionados ao jato – foi informado apenas despesa de R$ 127 mil com passagens aéreas. O comitê de campanha do PSB não se ma- nifestou. / MARIÂNGELA GALLUCCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...