quinta-feira, 30 de abril de 2015

Sonho da Refinaria: Chorando o leite derramado

Refinaria: Parlamentares repercutem calote no CE

A declaração do presidente da Petrobras, Aldenir Bendine, descartando a construção da refinaria Premium II, prevista para ser instalada dentro da área do Complexo Industrial e Portuário do Pécem (CIPP) e a alternativa da estatal para compensar os investimentos do Ceará, com a transferência do parque de tancagem de combustível do Mucuripe para o Pecém, motivaram pronunciamentos dos deputados cearenses que sugeriram, inclusive, uma nota de repúdio ao ex-presidente Lula.
 A preocupação dos parlamentares é porque, agora, o Governo do Ceará precisa buscar os investimentos realizados em obras de infraestrutura para a instalação da refinaria e tentar evitar o prejuízo total do que já foi desembolsado.
 Segundo estimativas da administração estatual, ao longo de oito anos, o Governo investiu cerca de R$ 650 milhões para viabilizar a construção do empreendimento. Adquiriu um terreno de 2 mil hectares, instalou linhas de transmissão de energia, faixas de dutos de e oleodutos, realizou obras viárias, desapropriou terras e, até mesmo, realojou uma comunidade indígena que vivia na localidade, criando uma reserva chamada Taba dos Anacé.
“Não tem nada a ver com uma coisa com a outra. Aqueles tanques dizem respeito à Petrobras Distribuidora. E já existia uma promessa anterior de transferência. Inclusive, quando o Porto do Pécem foi construído já foi planejado um espaço para receber a tancagem lá”, pontuou o deputado federal Danilo Forte (PMDB), destacando que as dificuldades do Governo para compensação dos valores, o que, segundo ele, pode se tornar alvo de questionamentos por parte do Ministério Público. “Eu falo isso porque, no primeiro momento, o Governo deveria ter assinado um contrato, já que iria ter despesas. E agora ficou difícil ressarcimento. Hoje, esses recursos fazem falta, pois existe diversas obras paradas por carência de verbas”.
Assembleia
Na Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Matos (PSDB) sugeriu a elaboração de uma nota de repúdio ao ex-presidente Lula. Ele destaca que, agora, o governador Camilo Santana (PT) precisa buscar o reembolso dos valores investidos para edificação do empreendimento. Por isso, o parlamentar pediu a construção de uma agenda positiva. “É hora e reagirmos e construir uma agenda suprapartidária, não contra o governo, mas a favor do Ceará. Pressão política é fundamental, não façamos de conta que não é conosco. Esse Governo Federal tem que dar uma compensação para o Ceará”, pontuou.
 O deputado Ely Aguiar (PSDC) também fez a mesma defesa. Ele reproduziu os áudios de discursos do presidente Lula, afirmando que a refinaria seria a “redenção econômica” do povo cearense. “Era tudo mentira. Nunca se enganou tanto quanto estamos sendo enganados. Agora, a máscara do PT caiu de vez”, criticou o deputado, cobrando de Camilo alternativas para recuperar o prejuízo. O parlamentar destaca que é “inadmissível” o Parlamento continuar com “essa enganação”.
 “Nada a ver”
O assunto também chegou ao Legislativo fortalezense. O vereador Robert de Oliveira (PTC), que, ao lado da vereadora Magaly Marques (PMDB), luta pela transferência dos tanques do Mucuripe, criticou a solução oferecida pelo presidente da estatal. Ele  cobrou agilidade por parte da empresa para solucionar o problema da tancagem no Mucuripe e classificou de “enganação” e “irresponsabilidade”, até agora, não terem sido transferidos os tanques para o espaço reservado no Pecém. “Não tem nada a ver com refinaria. Faz 12 anos que é prometido a transferência. Não pode dizer que vai compensar”, lembrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...