terça-feira, 14 de abril de 2015

Sarampo: últimos dias para vacinação

Última semana de vacinação contra sarampo no CE
Encerra no próximo dia 18 de abril a campanha de intensificação da vacinação contra o sarampo. As crianças, já a partir dos seis meses de vida, têm que ser vacinadas pela primeira vez. Além das crianças, que incluem todas as idades, os adolescentes também precisam ser imunizados e ainda os jovens com até 29 anos. Em qualquer dia, independente da campanha de vacinação, as pessoas que têm de 30 a 49 anos de idade, que nunca se vacinaram ou não têm comprovação de vacina, são imunizadas nos postos de saúde.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde, na sexta-feira (10), de abril, foram confirmados 791 casos de sarampo, desde 25 de dezembro de 2013, em 34 municípios cearenses. Na Capital, 364 pessoas tiveram a doença desde o início do surto. Fortaleza e Caucaia, município da Região Metropolitana, lideram o número de casos, por isso, a campanha de vacinação está concentrada nos dois municípios.
Surto
A vacina é a única forma de se proteger da doença, que pode matar. Não houve nenhum registro de óbito no Ceará nesse surto que dura um ano e três meses. Antes de 2013, fazia 14 anos que não era registrado nenhum caso de sarampo no Ceará. Havia casos em estados vizinhos, como no Piauí no ano de 2011, com 43 casos confirmados, na Paraíba, que teve 57 casos confirmados em 2010, e em Pernambuco, que em 2013 confirmou 220 casos. Há surto da doença em diversos países, entre eles, Alemanha, Itália e Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...