domingo, 12 de abril de 2015

Bola fora Raul Castro!

Um dos tantos maravilhosos textos da jornalista Lúcia Stedille, que merece ser compartilhado"

"Hahaha.... desinformação ou preconceito velado?
Depois de espinafrar os Estados Unidos, Raúl Castro disse em seu discurso que Obama é diferente, é honesto porque "tem origem humilde, e sua forma de ser obedece essa origem". (só se pode ser honesto se for pobre?...afff ...ups, pensando alto)
De qq modo Raul está ERRADO!
Mas talvez Castro ache que Obama tem origem humilde por ser negro, aquele preconceitinho velado, sabem? Bão, não encontro outra explicação. Mas Raul está errado e/ou muito desinformado. Obama não tem origem humilde, nunca passou necessidade e sequer foi 'pobre' no sentido clássico.
Ele é filho de uma americana de classe média do Kansas, Ann Durhann, uma academica, antropóloga, uma mulher de vanguarda com cabelo nas ventas. O pai de Obama, Barack Obama Sr, nasceu no Quênia, membro da etnia Luo, cujos homens tinham acesso a educação e cultura e tinha boa posição social. Formou-se em economia na Universidade do Havaí e doutorou-se em Harvard. De volta ao Quênia foi Ministro das Finanças daquele País. Mas isso não importa, Obama foi praticamente criado pelos avós que o mimavam de todo jeito.
O próprio Obama, o presidente, nasceu e morou no Havaí, depois na Indonésia e Estados Unidos. Estudou na Columbia University, achou pouco e se mandou pra Harvard onde se formou e fez doutorado.
Cadê a origem humilde do presidente americano? Tô procurando aqui ainda....
Ah... a não ser que ele tenha tomado por base a Michelle Obama, esta sim, de uma familia de origem humilde, descendente de escravos, mas que já nasceu no tempo das vacas gordas familiares, tendo pós-graduação em Harvard e era uma super bem sucedida advogada antes de ser primeira dama.
Já os irmãos Castro - Raul e Fidel - são filhos de um bem sucedido produtor de cana-de-açúcar emigrado da Galícia que largou a primeira esposa e tomou como amante sua funcionária doméstica com quem casou mais tarde e teve sete filhos, dentre eles os dois revolucionários. Mas o ponto é: os irmãos Castro também não são de origem humilde. Seriam por isso desonestos??"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...