sexta-feira, 10 de abril de 2015

DILMA E PT, REFÉNS DO PMDB

   PRETO NO BANCO, 
Coluna   publicada no jornal O ESTADO 

                  
            A entrega da articulação política do governo ao vice-presidente Michel Temer  (PMDB), pode até ser uma excelente jogada da presidenta Dilma Rousseff na queda de braço que tem empreendido contra os também peemedebistas Renan Calheiros e Eduardo Cunha, que nas presidências do Senado e da Câmara dos Deputados têm sido responsáveis por sucessivas derrotas impostas ao governo. Entretanto, também demonstra o quão refém do PMDB a própria Dilma ficou nesse segundo mandato a ponto de ser indisfarçável que hoje é esse partido e não o PT, partido da presidenta, quem dita os destinos da Nação, impondo todas as pautas que são e serão votadas no Congresso Nacional.
            O PT hoje nada mais é que uma simples engrenagem de uma máquina comandada pelo PMDB e é esse o fruto colhido pela legenda lulista depois de 12 anos de um governo de coalisão que foi incapaz de produzir um Parlamento qualificado a partir de um sistema eleitoral que se pautasse no debate ideológico, mas que aprofundou, isso sim, o fisiologismo e o utilitarismo eleitoreiro ao qual o PT se acomodou e que o devorou.
                       
                               CURTO CIRCUITO
Tá longe
            Por mais que se aprofunde a crise financeira do país, potencializada com os atos de corrupção, mais o governo da presidenta Dilma insiste em falsas premissas, como no caso do investimento total do pré-sal em Educação. Como se o país inteiro não soubesse que a exploração econômica do pré-sal não passa de uma distante utopia.
Menos, menos!
            Na Câmara Municipal de Fortaleza, a vereadora Ruthmar Xavier (PR), apresentou projeto propondo a instalação de modernos serviços de som em cada escola municipal, e equipamentos de ar condicionado em todas as salas de aula. Parece ter esquecido de que, em muitas escolas, falta até giz para os professores.
Dará certo?
            Dispostos a ir à forra em relação ao presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, os manos Ciro e Cid Gomes, com o apoio de amigos, mobilizam pela Internet a população a ir para as ruas, para o “Fora, Cunha”,  que estando relacionado entre os envolvidos com a Lava Jato, precisa ser punido. E vou tá lá, nesse “Fora Cunha”, ah! Se vou!!!
Cara de tamanco
            Num ponto, não deixam de ter muita razão os irmãos Ferreira Gomes em relação ao aventureiro Eduardo Cunha que se apossou da Câmara dos Deputados. Em recente conversa com o ministro Mercadante, ele advertiu: “A turma (do PMDB) está doida pra debandar, se o Planalto não atender suas reivindicações”.
Não é fácil
            Embora  90% dos brasileiros apóiem a redução da maioridade penal, o caminho a ser percorrido para chegar à aprovação e aplicação da lei, ainda será bastante longo. Serão 40 sessões ordinárias para debater a matéria, que tem contra si os indefectíveis radicais dos Direitos Humanos, que querem soltos, jovens autores de crimes hediondos.
Eficiência
            Embora a gestão do prefeito Roberto Cláudio continue claudicante, ele conta hoje com uma maioria expressiva na CMF, onde o presidente Salmito Filho realiza notável trabalho de “amaciamento” dos vereadores de oposição. Com isso, a bancada contra a Prefeitura está reduzida a dois, no máximo três vereadores.
Ciumeira braba!

            A inauguração da ampliação do Iguatemi ainda rende. A turma do PT  ainda “morre de ciúme” só porque o governador Camilo Santana,  que é petista, presenteou o  senador Tasso Jereissati, que é tucano, com um moderno abridor de garrafas de vinho, e foi por este mimoseado com uma valiosa garrafa da preciosa bebida!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...