quinta-feira, 30 de abril de 2015

Indonésia: Brasileiro não estendeu que iria ser executado naquele dia (29.04.2015)

Brasileiro executado na Indonésia não sabia o que acontecia

Gularte estava entre as oito pessoas de diversos país condenadas por crimes de entorpecentes que foram executadas no país


 Foto: BBC Brasil / Reprodução
Gularte teve o surfe como esporte, mas desde cedoenvolveu-se com as drogas, segundo a famíliaFoto: BBC Brasil / Reprodução

O brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, executado na última quarta-feira ( na Indonésia por tráfico de drogas e diagnosticado com esquizofrenia e transtorno bipolar, não entendia o que estava acontecendo a ele até os momentos finais, disse nesta quinta-feira um padre designado como seu conselheiro espiritual a uma rádio australiana. Gularte estava entre as oito pessoas de diversos país condenadas por crimes de entorpecentes que foram executadas pouco após a meia-noite da madrugada de quarta-feira (horário local).

Apelos 
O Brasil fez repetidos apelos à Indonésia para comutar sua pena por razões humanitárias, citando as condições psicológicas de Gularte. O padre Charlie Burrows, local que acompanhou Gularte em suas horas finais, disse à ABC que considerava ter preparado o brasileiro para sua execução.

Suspense
Gularte estava calmo e foi algemado por carcereiro, mas ficou nervoso quando foi entregue aos policiais no lado de fora do presídio, onde foram colocadas correntes em suas pernas, disse Burrows. "Pensei ter passado a mensagem que ele seria executado, mas... quando as correntes foram colocadas, ele disse para mim: 'padre, vou ser executado?'", disse.

Prisão
Gularte foi preso após entrar na Indonésia em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe e condenado à morte em 2005. A família de Rodrigo Gularte, 42 anos, apresentou diversos laudos médicos às autoridades indonésias, atestando suas condições mentais, e a presidente Dilma Rousseff fez apelos pessoais sobre o caso.

Consternação

Gularte foi o segundo cidadão brasileiro a ser executado na Indonésia este ano, após o fuzilamento de Marco Archer, em janeiro, também condenado por tráfico de drogas. O governo brasileiro recebeu com "profunda consternação" a notícia da execução por fuzilamento de Gularte e disse considerar um "fato grave" nas relações entre os dois países.

Com informações do portal terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...