Despreparo centenário
Por Julieta Brontée
Terça-feira (02), os secretários Dedé Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, e Francisco Teixeira, dos Recursos Hídricos, apresentaram planos traçados com que o Governo do Estado pretende enfrentar os efeitos de mais um período de quase seca. Apesar da competência dos dois auxiliares do governador Camilo, todos sabemos que, mesmo com toda a boa vontade, os resultados desse empenho jamais trarão uma tranqüilidade total aos atingidos por essa crueldade da natureza.
Os motivos são vários, levando-se em conta as experiências já sofridas pelos sertanejos. Entre esses motivos o desastroso desperdício dos recursos hídricos – que não são poucos – em tempos de bonança e de invernos copiosos. Em seguida, a incapacidade e disposição para armazenar alimentos durante esses períodos. Em 1958, quando o Ceará era assolado por uma das maiores secas, o governo dos Estados Unidos enviou para o nosso estado técnicos e observadores, para acompanhar aquele período.
Ao final, a conclusão deles foi de que o grande problema é o despreparo e a falta de prevenção. Explicaram que naquele país, há estados onde, por excesso de verão ou de inverno, só existe luz solar e céu aberto dois ou três meses por ano. E, mesmo assim, nunca morre ninguém de fome nem de sede. Admira como, depois de anos, não se tenha absorvido a experiência dos norte-americanos.
CURTO CIRCUITO
Fala a mestra
Durante entrevista radiofônica, em que, mais uma vez, deu aula de cátedra sobre a ética dos agentes públicos, a professora Adísia Sá afirmou que “Pior que os crimes cometidos por corruptos e fraudadores contra a população, será o silencio de uma imprensa, cuja maior responsabilidade é denunciar esses crimes”.
Onde há fumaça...
Mais uma vez, o “menino peralta”, vereador Leonelzinho (PTDB), acende o sinal vermelho da safadeza. Ao ser flagrado usando mal a VDP e desviando recursos para Instituto da família, ele presta um bom serviço, deixando alertas as autoridades sobre determinadas instituições “sociais” dirigidas por políticos...
Saco de gatos
Lideranças do interior que desfilam pelos corredores e Plenário da Assembleia Legislativa, têm alertado os parlamentares sobre um problema de difícil resolução: a falta de união entre os partidos que elegeram o governador Camilo Santana, e também os que apoiaram o senador Eunício Oliveira. Sem grana, haverá “viradas” de ambas as partes.
Arrocho muito
Os prefeitos trapalhões, corruptos e incompetentes podem ter uma certeza: a ação conjunta do TCM, TCE, MPE e PF, vai “encalacrar” dezenas deles. Acostumados a ser protegidos pelo governo ao qual estão ligados, esses maus gestores devem estar prontos para se defenderem sozinhos de suas “estripulias”...
Eu acho é pouco!...
Os “colarinhos brancos” e “artistas do petrolão”, enjaulados na Papuda em Brasília, pagam pelo pato que ajudaram a depenar: o ex-deputado André Vargas (PT), sofre de depressão; o ex-deputado Luiz Argôlo, vive a chorar na carceragem; e o ex-tesoureiro do PT, Vaccari, abandonado pelo partido, faz greve de fome!
Lavando as mãos
O PDT, seja em nível nacional ou regional, é hoje um partido totalmente fora do baralho do governo petista. Tanto assim, que tanto lá como cá, os pedetistas já estão na oposição à presidente Dilma. O ex-presidente Lula, que andou tentando reverter a situação, já avisou que “lavou as mãos” nesse questão.
Haja choro!...
É grande o desencanto entre os que votaram na presidente Dilma, ou mais precisamente, no PT. No Ceará, a maioria das obras dos PACs 1 e 2, alardeadas na campanha presidencial, estão paradas ou vão parar, por conta do “rombo” no Tesouro Nacional, gerado por fraudadores e por políticos corruptos.
Ele sabe!
O senador Renan Calheiros, do PMDB, presidente do Senado, mesmo tendo a “ficha suja” que tem, acerta, vez por outra. Segundo ele, “Da maneira como as coisas andam, de nada adianta tentar moralizar esse setor, sem acabar com a promiscuidade entre os recursos públicos e privados nas campanhas eleitorais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário