quarta-feira, 17 de junho de 2015

O Ceará e a HUB

Assembleia avalia importância do HUB da TAM para o Ceará

Alguns parlamentares mobilizaram-se, ontem, na Assembleia Legislativa, a favor da instalação da HUB da TAM no Ceará. O Estado disputa a concentração dos voos, principalmente com Natal e Recife. O líder do Governo na Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), ressaltou que a entrada do Aeroporto Internacional Pinto Martins, no pacote de concessão do Governo Federal, coloca o Ceará em situação privilegiada pela disputa do HUB da TAM (um centro de voos internacionais e nacionais) no Nordeste.
Conforme Leitão, a vinda do equipamento repercutirá na economia cearense, em que segundo ressalta, além dos novos voos, haverá um incremento no turismo, atração de empresas de logística e empregos. “Teremos geração de emprego em torno de 10 mil novos postos diretos ou indiretamente”, salientou.
Na expectativa do HUB, o líder do Governo enfatizou também que, Fortaleza, tem vantagens com relação às outras capitais, em função de no município de Aracati, ter o centro de manutenções da TAM, bem como ser Fortaleza, uma capital vocacionada para o turismo em função da sua posição geográfica. “Nós temos um aceno por parte do Governo Federal, em virtude de que o aeroporto foi o único dentro do Nordeste que foi contemplado no pacote de concessão”, pontuou.
Concessão
O líder comemorou ainda o fato de o Aeroporto Internacional Pinto Martins estar entre os quatro do Brasil a entrar no pacote de concessão. Evandro Leitão enfatizou que a concessão prevê investimentos na ordem de R$ 2 bilhões, em que a empresa ou consórcio que assumir terá de arcar.  Em aparte, a deputada Rachel Marques (PT) afirmou que a concessão dará mais celeridade ao processo de reforma pelo qual o aeroporto vem passando, tornando o equipamento apto a receber o HUB e garantir mais avanço na nossa economia.
O deputado Carlos Felipe (PCdoB) frisou que a concessão “não será permanente, podendo o Governo desfazer o acordo, caso a empresa vencedora não cumpra as metas no prazo estabelecido”.
Já o deputado Ferreira Aragão (PDT) defendeu a concessão, ponderando que o Governo não perca o controle dos equipamentos. Já o deputado Renato Roseno (Psol) ponderou que o Governo Federal tenta fazer um “jogo semântico” ao usar o termo concessões no lugar de privatização. “Quando os ativos públicos são administrados por empresas privadas, que podem fazer lucro cobrando taxas desses bens, há privatização”, pontuou
Mobilização
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Albuquerque (Pros), afirmou em entrevista à imprensa que, na próxima quinta-feira (18), haverá uma reunião entre o governador Camilo Santana e os deputados, para tratar sobre a concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins e, consequentemente, a HUB da TAM no Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...