quarta-feira, 24 de junho de 2015

Estrangeiros presos em Fortaleza pedem refúgio no Brasil


Sete homens presos com passaportes falsos na última segunda-feira (22) no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, solicitaram hoje (24) refúgio no Brasil. Segundo a Superintendência da Polícia Federal (PF) no Ceará, eles alegam ser sírios e fugiram para não serem recrutados pelo governo da Síria, nem pelo Estado Islâmico.
“Eles têm interesse em ficar no Brasil porque o país garante a segurança deles. São todos jovens, a maioria tem 21, 22 anos e não queriam ser recrutados pelo governo sírio nem pelo Estado Islâmico”, disse a delegada Alexsandra Medeira. Segundo ela, a PF está providenciando o encaminhamento do pedido ao Comitê Nacional para Refugiados (Conare), em Brasília.
Os passaportes falsos são israelense e, segundo o grupo, foram obtidos na Turquia, onde eles tiraram visto de entrada para o Brasil. Eles estão presos na Polícia Federal e respondem pelo crime de uso de documento falso.
De acordo com a delegada Alexsandra, caberá à Justiça suspender o inquérito policial, conforme a tramitação do processo de pedido de refúgio. “A Justiça deverá decidir se, por conta da solicitação de refúgio, suspende o inquérito. O Conare pode se utilizar das informações da investigação em seu processo, mas a acusação criminal e o pedido de refúgio são coisas diferentes.”

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...