quarta-feira, 30 de maio de 2012

Maracanaú dá início às festas juninas, já tradicionais no Município

Já conhecida como "A Capital Junina do Ceará”, Maracanaú, sai na frente e inicia, nesta sexta-feira (1º de junho), os festejos do seu 8º São João. Para animar o primeiro dia do arrasta pé, o prefeito Roberto Pessoa escolheu o  romantismo de Zé Augusto e a banda Furação do Forró. E a animação junina prosseguirá até o dia 17 de junho, com apresentação de quadrilhas, comidas típicas, artesanato e uma cidade cenográfica, além de atrações nacionais.


Quadrilhas

O São João de Maracanaú também é marcado pela tradição com os festivais de quadrilhas juninas infantil, municipal e estadual. As festanças deverão movimentar cerca de cinco mil pessoas entre crianças, jovens e adultos durante os 17 dias de apresentações em uma arena especialmente montada para o evento.

O 6° Festival Infantil tem início também nesta sexta-feira, 1º, seguindo até o dia 6 de junho; enquanto que o 26° Festival Municipal, segue do dia 6 a 12 de junho. Encerrando os festejos acontece, de 13 a 17 de junho, o Festival Estadual de Quadrilha.

Os organizadores estimam que, neste ano,  para os 17 dias de festa dem comparecer mais de 1 milhão de pessoas, que assistirão a homenagem ao centenário do Rei do Baião, através da cidade cenográfica denominada Vila Luiz Gonzaga.

Na vila os visitantes devem apreciar as apresentações artísticas de danças do coco, xote, baião, xaxado e do maxixe, tambores de aratanha e grupos de teatro e folclóricos, além de Mostra de Sanfoneiros, I Festival de Casamento Matuto e o Festival de Violeiros.

No sábado, dia 2, será a vez da Banda Calipso e Forró do Bom animarem os festejos juninos da nossa vizinha Maracanaú. No domingo (3), será a vez de Margareth Menezes e Forró Real.

Emprego e renda

 É bom que se esclareça que o  São João de Maracanaú não oferece só festejos e animação.  Também gera emprego e renda aos maracanauenses. Este ano, por exemplo, a expectativa é de gerar renda, direta e indiretamente, para cerca de cinco mil pessoas. Serão 80 barracas internas para comercialização de comidas e bebidas, além das barracas montadas na parte externa do evento. Também envolverá 180 ambulantes, cerca de 35 recicladores, 700 artesãos de Maracanaú e de outros municípios do Ceará, além de mais de 400 artistas, músicos, técnicos e seguranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...