domingo, 13 de maio de 2012

Descaso das autoridades

Aos poucos a antes linda e brilhante Icarai, hoje está sendo tomada pelo mar.

Matéria do jornal O POVO de hoje mostra bem isso:

Parte do muro de contenção desaba no Icaraí



Foto: Gabriel Gonçalves

"A praia do Icaraí parece estar desaparecendo. A faixa de areia vem perdendo espaço para o mar que avança sem piedade. Para conter as águas, a Prefeitura de Caucaia começou a construir, em agosto de 2010, um paredão por toda a avenida litorânea do Icaraí, o conhecido big wall. O problema é que na última semana quase 100 metros da contenção desabou.

Segundo Paulo Guerra, vice-prefeito da cidade, o desabamento ocorreu por causa da constância das marés altas. “As ondas da ressaca estão muito violentas e essa última maré marcou 3,3 metros de altura, o que provocou a erosão na retaguarda do barra mar. Por isso ocorreu a queda da parede”, informa. Ele diz ainda que o reparo já foi solicitado junto à empresa responsável pela construção e que não vai custar nada aos cofres públicos, pois a obra ainda está dentro do prazo de garantia. “A Construtora iniciará a reforma na segunda-feira (14) e nos deu o prazo aproximado de 15 a 30 dias para a conclusão”, acrescenta.

O desabamento causou indignação entre os moradores do Icaraí, que culpam a Prefeitura por não fazer fiscalização preventiva no big wall. “Nunca presenciei a Prefeitura vir aqui fazer manutenção ou fiscalizar o estado da construção do paredão. Se tivessem feito isso, talvez o desabamento fosse evitado”, comenta José Maria.

Os moradores ainda comentam sobre a segurança da obra. “Quem assegura que outros desmoronamentos não ocorram? Não tem nem quatro meses que concluíram a obra e já começou a cair”, reclama a comerciante Claudilene Souza, 42.

“Os moradores estão frustrados com razão”, diz o vice-prefeito. “A urbanização está atrasada porque dependemos da verba parlamentar que não tem prazo para chegar. Entretanto, se o recurso não vier até o segundo semestre, vamos entrar com o dinheiro do município”, promete.

Paulo Guerra diz também que a prefeitura de Caucaia, em parceria com o Governo Federal, já desembolsou RS 8 milhões com a construção dos 1.400 metros lineares do paredão e que, apesar do incidente, a construção vem funcionando na contenção do avanço do mar “O big wall tem cumprido o papel de impedir o avanço da água do mar perfeitamente. O ocorrido foi um fenômeno isolado e não coloca em xeque a tecnologia usada no projeto”, conclui."
(O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...