Participaram os cinco candidatos mais bem avaliado na pesquisa
Ibope. (Foto: André Teixeira/G1)
Cinco candidatos à Prefeitura de Fortaleza participaram na noite desta quinta-feira (4) de debate realizado pela TV Verdes Mares. No encontro, foram apresentadas propostas sobre temas como educação, transportes e saúde. Dividido em cinco blocos, o debate teve perguntas formuladas pelos candidatos.
Participaram do debate os cinco candidatos com maiores intenções de voto de acordo com a pesquisa Ibope: Moroni Torgan (DEM), Roberto Cláudio (PSB), Elmano de Freitas (PT), Heitor Ferrer (PDT), Renato Roseno (PSOL).
Heitor Férrer afirmou que pretende tornar o Portal da Transparência mais acessível para que a população possa acompanhar e cobrar os serviços do poder público. O candidato do PDT afirmou também que criará um transporte público rápido, com integração de ônibus.
Heitor defendeu também campanhas eleitorais sem recursos públicos e destacou que foi o autor da Lei da Ficha Limpa no Ceará, como deputado. "Quem elege é o candidato, de forma racional. Queremos que você, que é independente, possa escolher o melhor candidato", afirmou Heitor, nas considerações finais.
Elmano de Freitas destacou que no governo do PT foram criadas 139 creches, ampliando a educação básica de Fortaleza. Elmano falou também que iria construir outros três Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca), além dos que já estão em construção.
O candidato do PT afirmou que ainda que o partido dele reduziu a pobreza em todo o Brasil com políticas de distribuição de renda. "É muito importante, compare as propostas. No governo do PT nós avançamos muito, mas ainda temos que avançar ainda mais, por isso conto com seu voto", disse.
Roberto Cláudio afirmou que é necessário reduzir o custo da taxa de iluminação pública em Fortaleza e melhorar a cobertura de iluminação. O candidato do PSB citou a necessidade de criar moradias populares para 19 mil pessoas que vivem em áreas de ris
Renato Roseno afirmou que a edução básica e a construção de creches é um direito da crianças e dos pais e afirma que deve ser uma prioridade a qualificação da educação de crianças. Ele disse também que vai qualificar os trabalhadores, especialmente os de classe baixa.
Sobre a saúde, o candidato afirmou que é necessário ampliar a rede de saneamento para evitar que a cidade seja “produtora de doença”. "Queria agradecer muito àqueles que participaram da nossa campanha. Nós construímos o nosso programa, nossas propostas com trabalhadores. Assim queremos fazer a gestão."
Moroni Torgan afirmou que é necessário ampliar e melhorar o atendimento nos postos de saúde e destacou que como, deputado, criou emendas para melhorar o serviço em Fortaleza. Moroni afirmou também que é necessário reduzir amontoados de lixo espalhados na cidade.
Veja a avaliação dos candidatos sobre o debate:
Roberto Claudio
“Foi um debate fantástico, de ideias, de propostas, respeitoso e que a gente da cidade ficou em primeiro lugar. Trouxemos a mensagem da renovação pelo caminho da parceria, concreta, real. A gente espera que o povo exerça a democracia e exerça seu papel.”
Elmano de Freitas
“Foi um debate muito bom, com as ideias, os confrontos das ideias. E creio que o eleitor tenha uma melhor condição de decidir o seu voto. Portanto eu parabenizo a TV Verdes Mares, e mais uma vez o sistema fez uma contribuição para a democracia.”
Moroni Torgan
“É um momento democrático espetacular, em que os candidatos têm que se mostrar sozinhos. E é um bom momento para mostrar propostas para essa cidade espetacular."
Heitor Férrer
“Todos nós sentimos que fomos bem. O eleitor, nos interpretou, captou a nossa mensagem, que é, na verdade, o grande ator desse processo que é o eleitor. Esperamos que tenha contribuído para escolher o melhor candidato.”
Renato Roseno
“Foi um debate direto. A gente colocou temas da política como ela é. Para além da das propostas temáticas, para além da propaganda, é importante que as pessoas avaliem a política, a estrutura da política.o debate é importante para educar também.”
(Informações do G1-CE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário