quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Fumantes: Unidades da Secretaria da Saúde ajudam a quem quer largar o cigarro

Fumantes que entraram em 2013 com a promessa de superar o vício do cigarro encontram apoio no Programa de Combate ao Tabagismo do Hospital de Messejana, referência no país no tratamento de doenças cardíacas e pulmonares e, desde abril de 2012, no Centro de Saúde do Meireles, outra unidade da Secretaria da Saúde do Estado.
Informações
Mais informações sobre o serviço do Centro de Saúde do Meireles podem ser obtidas pelo telefone 85 31011440.
No Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes o Programa de Controle ao Tabagismo funciona desde 2002 e já ajudou mais de 2 mil fumantes a abandonarem o vício.
No Hospital de Messejana os que querem deixar de fumar têm informações pelo telefone 85 3101.4062.
Acompanhamento
Os participantes dos grupos são acompanhados durante seis meses e monitorados por pelo menos um ano, tempo em que o risco de voltar a fumar é praticamente inexistente.egundo o diretor do Centro de Saúde do Meireles, Edilson Melo, estudos mostram que apenas 3% dos fumantes abandonam a dependência do cigarro por decisão isolada. O Centro de Saúde do Meireles está encerrando o quinto grupo de tratamento e o índice de abandono do vício é de 80%. Em grupos de 15 pessoas, por
Os fumantes no Meireles são acompanhados por equipes multiprofissionais, formadas por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiras, nutricionistas. No início do tratamento os pacientes são ouvidos sobre a motivação para deixar de fumar. São realizados exames para conheci mento sobre o quadro de saúde dos pacientes e o grau de dependência da nicotina, uma das principais substâncias encontradas no cigarro.
Como funciona
O tratamento é baseado em abordagem cognitivo-comportamental e em uso de medicamentos. Orientações permanentes e em grupo sobre alimentação saudável e os riscos do tabagismo para a saúde também são rotina no Programa de Controle do Tabagismo. A troca de informações em grupo estimula e contribui para que o índice de abandono do tabagismo seja maior.
Substâncias contidas no cigarro
O cigarro contem mais de 4.700 substâncias. Muitas delas utilizadas em produtos e situações que os fumantes jamais imaginariam. É o caso da naftalina, que mata baratas, e é uma das substâncias contidas no cigarro. Outra substância contida no cigarro é o formol, conservante de cadáver. Destaque ainda para a presença do ácido acético, que é forte e corrosivo, além de outras substâncias que são mais conhecidas, como o alcatrão.

(Com Assessoria de Comunicação da Sesa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...