segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Ceará: 216 anos de emancipação


Lideranças políticas cobram avanços

O Estado do Ceará comemora amanhã, 216 anos de emancipação. A autonomia foi garantida por meio da Carta Régia, assinada pela imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania de Pernambuco apresentava em 1799. Apesar da data comemorativa, políticos cearenses são unânimes em assumir que o Estado precisa avançar muito em políticas que tragam especialmente o avanço cultural e econômico do Estado.
Luta e resistência
O deputado federal Danilo Forte (PMDB) afirma que o Ceará tem uma história marcada por luta e resistência contra as adversidades e a inconsistência climática, porém, ao mesmo tempo harmonioso no que diz respeito a valorizar as ações que tratam sobre a libertação dos escravos, o patriotismo, e a defesa nas questões nacionais. “Ao mesmo tempo, o Estado é celeiro da cultura de mudar o Brasil, por meio de seus filhos mais ilustres, com a contribuição significativa no sentimento de nação”, complementa.
De acordo ainda com peemedebista, ao mesmo passo que o Ceará comemora a emancipação política, o Ceará se fortalece diante dos desafios gerados do desconforto da falta de desenvolvimento. “Precisamos erradicar ainda a miséria que persiste em algumas regiões do Estado do Ceará”, finaliza. 
EM CRESCIMENTO
O Estado do Ceará tem 184 municípios, uma economia em ascensão e PIB de mais R$ 105 bilhões para ser administrado. Mesmo assim, para o deputado estadual Heitor Férrer (PDT), o Ceará tem a comemorar apenas a alegria, resistência e a esperança de seu povo. “Porque sem isso, nós não podemos sonhar que amanhã nós vamos transformar esse status quo melhor”, complementa.
Mal construído
Conforme o pedetista, o Brasil, bem como o Ceará, foram mal construídos, o que reflete, hoje, em sua realidade. “Também é a nossa responsabilidade deixar esse Estado, para os nossos herdeiros, um pouco melhor”, ressaltou.
Pontualmente, Heitor criticou a convivência difícil com a violência, principalmente no tocante aos crimes de homicídios, além do “desequilíbrio” no atendimento à saúde e às escolas públicas, frisando estarem aquém das necessidades e dos direitos que as pessoas.
EDUCAÇÃO E SECA
A oposicionista ao governo do Estado,  deputada Fernanda Pessoa (PR), avalia que há o que comemorar com a independência do Estado, contudo, na mesma linha dos deputados Danilo Forte e Heitor Férrer, reforça que há muito o que se conquistar, exclusivamente, na questão da educação e políticas de convivência com a seca. “Nossas crianças e adolescentes precisam realmente que tenham uma educação de qualidade para poder realmente olhar para o futuro e ter uma profissão”, afirma.
Seca
A parlamentar frisa que, no sertão, em pleno século XXI, os sertanejos e os animais sofrem com a questão da seca. “Era para existir políticas que minorassem mais os efeitos da estiagem. Tem crianças ainda indo para a escola em pau de arara. Então, são essas coisas que estão acontecendo nesse século, que aponta uma emancipação ainda a desejar”, conclui.
DESENVOLVIMENTO
O deputado Lula Morais (PCdoB) aponta que o Ceará, ao longo dos últimos 10 anos, conseguiu imprimir um processo de desenvolvimento, o que possibilita deslumbrar um melhor posicionamento político econômico no cenário nacional, com os grandes empreendimentos econômicos que estão sendo implantados no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, e pondera que deverá colocar o Ceará no patamar superior em relação ao tempo de existência do Estado. “Essa realidade nos permite dizer que qualificaremos melhor nossa educação, a melhoria dos serviços públicos para melhor atendimento da nossa população. E com o desenvolvimento econômico, obviamente, nós teremos o desenvolvimento de todos os serviços”, afirmou.
COMEMORAÇÃO
A comemoração do Dia do Ceará faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco. A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.
Atividades
Contudo, amanhã, em Aquiraz e em Fortaleza, diversas atividades ocorrerão ao longo do dia. Em Aquiraz, a abertura oficial está marcada para as 16h, na Praça da Matriz. Já em Fortaleza, as atividades acontecerão no Theatro José de Alencar e no Museu do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...