terça-feira, 16 de abril de 2013

ROBERTO CLAUDIO PARTICIPA, NO RECIFE, DE ENCONTRO DE PREFEITOS DAS CAPITAIS DO NORDESTE



O Recife sediou na tarde da última segunda-feira (15), o 1º Encontro dos Prefeitos de Capitais do Nordeste. Por iniciativa do prefeito Geraldo Julio, seis gestores nordestinos e um representante da Prefeitura de Natal se reuniram no auditório da Central do Artesanato, no Marco Zero, e criaram um fórum permanente para debater boas práticas de gestão. O próximo passo do grupo é elaborar um documento a ser entregue ao Governo Federal contendo uma pauta conjunta de reivindicações. Um segundo encontro, ainda sem data definida, será realizado em Salvador (BA) para dar encaminhamento ao debate.
O prefeito do Recife destacou a unidade dos demais gestores da região. “Trocamos informações sobre o que cada um tem feito também nesse começo de gestão para cortar despesas, para tentar tornar a Prefeitura eficiente. Esse encontro mostra a intenção que os prefeitos têm de fazer boas gestões e ajudar o País. Tenho certeza que a União vai nos escutar”, ressaltou Geraldo Julio.
Participaram da reunião, além de Geraldo Julio, os prefeitos Antônio Carlos Magalhães Neto (Salvador), Roberto Cláudio (Fortaleza), João Alves (Aracajú), Rui Soares Palmeira (Maceió) e Firmino Filho (Teresina). A Prefeitura de Natal enviou o chefe de gabinete Sávio Ximenes para representar o prefeito Carlos Eduardo Alves no encontro.
Os gestores também pactuaram no encontro de hoje uma sistemática de troca de informações em questões de interesse comum, a exemplo de custos gerais das prefeituras com limpeza, saúde por habitantes, educação, mobilidade e infraestrutura. Na ocasião, cada gestor designou um representante do seu governo para ficar responsável por repassar essas informações. No caso do Recife, a tarefa caberá ao secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo.
Outro ponto em debate foi a atração de financiamentos para a área da saúde, além da capacidade de cada Executivo municipal de investir com recursos próprios. Dentro desse processo, a PCR disponibilizará uma planilha de dados de custeio para as outras capitais. O objetivo é que as informações tramitem em um padrão para facilitar a troca entre os gestores. Ainda dentro da articulação conjunta, cada prefeito que for sediar a reunião em sua cidade ficará encarregado de preparar um relatório.
Coube ao secretário de Planejamento e Gestão do Recife, Alexandre Rebêlo, fazer uma breve apresentação com base nos dados estatísticos do Nordeste. O secretário elencou os desafios municipais que convergem nas áreas da educação, saúde, iluminação e limpeza de cada uma das capitais. O secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano da cidade, Antônio Alexandre, também participou do encontro.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...