sábado, 13 de abril de 2013

Arapongagem: Investigação liga invasão de email a endereço de ex-prefeito

Um dos IPs que teriam invadido o email do governador aponta para o endereço de Roberto Pessoa, segundo juiz. O ex-prefeito diz estar sendo investigado por engano devido a um chip comprado por seu primo, Miguel Pessoa
 
EVILÁZIO BEZERRA
Emails apontariam suposto plano para espionar ex-prefeito
Investigações sobre o vazamento de emails do governador Cid Gomes (PSB) vincularam a invasão ao endereço do ex-prefeito de Maranacaú, Roberto Pessoa (PR). A informação é do juiz da 12ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza, Roberto Duarte. Conforme mostrado pelo O POVO, a Polícia Civil cumpriu, na última quinta-feira, 11, mandado de busca e apreensão da casa de Pessoa, em Fortaleza, e apreendeu um notebook. No total, foram cumpridos 13 mandados, determinados pelo juiz.

Duarte informa que a Casa Militar – órgão responsável pela segurança do governador – constatou que o email de Cid havia sido invadido e solicitou à Justiça a quebra do sigilo de três IPs (protocolos de Internet, na sigla em inglês) apontados pela investigação como responsáveis por burlar o sistema.

O juiz, então, concedeu a autorização para quebrar o sigilo dos acessos feitos através das operadoras Vivo e Oi, que forneceram os endereços físicos de onde os IPs haviam sido acessados. Logo depois, a Polícia Civil solicitou a emissão dos mandados de busca e apreensão de equipamentos. Nesse momento, segundo o juiz, constatou-se que um dos endereços era de Roberto Pessoa, na avenida Beira Mar.

No mesmo dia da apreensão na casa de Pessoa, foi cumprido também mandado em Maracanaú, no qual foram recolhidos computadores e celulares do gabinete e da casa do vereador Miguel Pessoa (PR), primo do ex-prefeito. Segundo a Polícia Civil, foram ao todo 13 mandados, referentes a locais de onde os três IPs teriam sido acessados. O prazo aproximado para a conclusão dos laudos nos equipamentos apreendidos é de 15 dias. Os documentos devem ser enviados ao Ministério Público.

“Estranho”Roberto Pessoa disse ao O POVO que acha “estranha” a vinculação feita pelo juiz. “Acho estranho porque a investigação só vai começar agora, com esse computador que levaram da minha casa”, afirma. Segundo Pessoa, a Polícia Civil estaria investigando ele por engano. “O que pode estar havendo é uma confusão por causa do meu primo, o Miguel Pessoa”, alega.

De acordo com o ex-prefeito, Miguel comprou chip com acesso à Internet e o registrou no endereço de Roberto. “Ele trabalhava comigo, foi meu assessor durante oito anos, então comprou o chip e colocou no endereço da minha casa. É o único motivo que vejo para a Polícia Civil ter ido à minha casa”, diz Pessoa, acrescentando que é vítima e não suspeito. O POVO tentou entrar em contato com Miguel Pessoa, mas o número do telefone, fornecido por Roberto, estava fora de área até o fechamento desta página.

ENTENDA A NOTÍCIA

O IP é o protocolo de Internet, uma espécie de identidade virtual dos aparelhos que acessam a rede. Segundo o juiz Roberto Duarte, um dos IPs que invadiu o email de Cid aponta para o endereço da residência de Roberto Pessoa.  (O Povo Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...