quarta-feira, 30 de abril de 2014
Bom dia com poesia
Como nem todo dia é feriado e eu hoje estou de banzo, tai procês! E que sejamos felizes pois sei que a tristeza não paga dívida.
"Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios
Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador
Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos
Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz"
John Turner e Geoffrey Parsons
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz"
John Turner e Geoffrey Parsons
Sucessão estadual: Será que Dilma pediu mesmo pra Cid apoiar Eunício?
Cid tem carta branca para montar palanque
O governador Cid Gomes (Pros) almoçou com a presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília, na última segunda-feira (27) acompanhado do secretário de Saúde, Ciro Gomes, e dos ministros Aloísio Mercadante (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Articulação Política). No cardápio, filet, paella e a análise da situação política no Brasil e no Ceará.
Na ocasião, Dilma reafirmou a Cid que a condução do processo eleitoral no Ceará caberá ao próprio governador. A presidente deixou claro que não vai interferir nas articulações e que não pretende manifestar ou pedir apoio a outras lideranças que pertencem a sua base de sustentação. Dilma ainda ressaltou que Cid deve conduzir o processo no “tempo dele”. Antes de encerrar o encontro, a presidente mandou buscar um bolo com cinco velinhas e puxou o “parabéns pra você”. Cid Gomes completou 51 anos no sábado (26).
Ontem, lideranças ligadas ao senador Eunício Oliveira (PMDB) e à ex-prefeita Luizianne Lins (PT) confidenciaram aos jornalistas uma outra versão dos fatos, segundo a qual, Dilma teria pedido a Cid que apoiasse a candidatura de Eunício ao governo do Ceará.
Nos bastidores, a informação que circulou foi de que Dilma teria intercedido por Eunício e o pedido teria surpreendido a Cid. As conversas ainda ganharam força quando o governador deixou de participar do seminário preparatório do BRICs, na Universidade de Fortaleza. O Ceará vai sediar o evento no próximo mês de julho.
Faltam 60 dias para o final do prazo de homologação das candidaturas e, até lá, ainda há tempo para muitas articulações.
FIM DO PRAZO
Hoje, porém, encerra o prazo estabelecido por Eunício Oliveira para receber a resposta sobre o possível apoio de Cid Gomes à sua candidatura ao governo. O senador disse que esperaria até 30 de abril pela manifestação de Cid. O governador, no entanto, diz que não aceita pressão e nem prazos estipulados por aliados.
Até agora, não há nenhuma sinalização de que o Pros abrirá mão de indicar um de seus quadros. A situação chegou a um ponto em que a possibilidade de ruptura do PMDB e Pros parece ser mais provável que a de união. No meio político, não se descarta nenhuma possibilidade e as especulações só aumentam.
A avaliação do deputado Danilo Forte (PMDB) é que, da forma como foi conduzido o processo, a candidatura de Eunício é irreversível. Caso contrário, o recuo pode acarretar prejuízos políticos incalculáveis ao peemedebista. Segundo ressaltou, o senador é uma liderança de peso no Congresso Nacional e isso poderá ser um indicador na decisão final dos demais aliados.
Danilo, porém, defendeu a entrega dos cargos no governo estadual, uma vez que os cargos ocupados não tem nenhuma expressividade que justifique a demora da devolução. “O PMDB já deveria ter devolvido os cargos públicos do governo Cid, porque, não fazendo isso, fica numa situação incômoda e até humilhante dentro da coligação”, salientou, acrescentando que, agora, o partido deve se concentrar no seu programa de governo, analisar o governo Cid e apontar soluções para as problemáticas, como a segurança pública.
Já para o deputado Eudes Xavier, a presidente Dilma Rousseff poderá influenciar no apoio do PT à candidatura do senador Eunício Oliveira, observando que, em nível nacional, os dois partidos marcham unidos em torno da reeleição de Dilma. “Se essa união funciona bem na área federal poderia ser repetida no Ceará, porque, em outros estados, isso já está acontecendo e com bons resultados”.
O jornal O Estado tentou ouvir o deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Eunício Oliveira ontem. Ao longo da tarde, as ligações não foram atendidas.
BASTIDORES
No encontro da Executiva municipal do PT com vereadores, na Câmara de Fortaleza, o assunto foi evitado. O presidente do PT Fortaleza, Elmano de Freitas, afirmou não ter dito informes sobre o encontro entre Cid e Dilma e, por isso, não teceu comentários, ressaltando que a decisão sobre a sucessão estadual caberá ao diretório estadual.
Ano passado, Cid Gomes deixou o PSB para apoiar à candidatura a reeleição da presidente Dilma Rousseff à Presidência da República. Assim, o governador ganhou carta branca dos petistas no processo eleitoral, inclusive, podendo romper com o senador Eunício Oliveira (PMDB) para seguir uma decisão de Cid.(O ESTADO)
terça-feira, 29 de abril de 2014
Desmonte: Rede de doleiros na mira da Polícia Federal
PF desmonta rede de doleiros usada para abastecer campanhas
Quadrilha de doleiros usava empresa de segurança em Pernambuco para operar sistema paralelo de câmbio; operação apreendeu US$ 8 milhões
Alana Rizzo
Dinheiro apreendido na Operação Grande Truque da PF (Divulgação/Políicia Federal
A Polícia Federal apreendeu nesta terça-feira mais de 8 milhões de dólares em espécie na sede de uma empresa de segurança privada em Pernambuco. Segundo investigadores, parte do dinheiro que passava pelo esquema seria usada para abastecer campanhas eleitorais.
A quadrilha de doleiros, de acordo com a PF, operava um sistema paralelo de câmbio por meio da Brinks Segurança e Transporte de Valores. O dinheiro, em vez de ser transportado, ficava parado na empresa à espera de saques, como um banco, só que sem registro no sistema financeiro. Procurada por VEJA, a empresa disse que "até o momento, não teve acesso ao processo judicial e, assim, não pode se pronunciar sobre o caso".
A quadrilha de doleiros, de acordo com a PF, operava um sistema paralelo de câmbio por meio da Brinks Segurança e Transporte de Valores. O dinheiro, em vez de ser transportado, ficava parado na empresa à espera de saques, como um banco, só que sem registro no sistema financeiro. Procurada por VEJA, a empresa disse que "até o momento, não teve acesso ao processo judicial e, assim, não pode se pronunciar sobre o caso".
A estimativa da PF é que a organização criminosa, que possuía ramificações internacionais, tenha movimentado mais de 100 milhões de reais. As investigações começaram em 2010 a partir de relatórios de operações suspeitas do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
O esquema ajudava empresários a pagar fornecedores no exterior. “O grupo trabalhava com empresários que queriam subfaturar determinada importação e operavam o dólar-cabo para isso. O pagamento da diferença do valor da mercadoria era feito por esses doleiros”, afirmou em entrevista coletiva o superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Marcelo Diniz.
O delegado informou ainda que a cooperação internacional envolveu cinco países: Bélgica, Inglaterra, Portugal, Itália e China.
Na operação, a PF cumpriu trinta mandados de busca e apreensão, catorze mandados de condução coercitiva e três mandados de prisão preventiva. A operação foi deflagrada em Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. A quadrilha é investigada por práticas de evasão de divisas, instituição financeira clandestina, lavagem de dinheiro e associação criminosa. (Veja)
Jean Wyllys é um cabra digno! Bem diferente dos tucanalhas!
Parlamentares do PPS e PSDB partidarizam vistoria na Papuda, diz Jean Wyllys
Os cinco deputados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias que vistoriaram hoje as condições em que se encontra preso o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu não encontraram nada que pudesse ser considerado regalia em relação aos outros detentos da Penitenciária da Papuda, em Brasília. Dirceu está numa cela comum, possui inclusive menos objetos que outros presos –apenas uma televisão pequena e livros– e faz os mesmos trabalhos que os demais presos, como lavar o pátio do presídio. No entanto, na saída da penitenciária, diante das câmeras de TV, a deputada tucana Mara Gabrilli afirmou o contrário: que a cela de Dirceu é maior que as dos demais e que ele dispõe de várias regalias. O mesmo fez o deputado do PPS, Arnaldo Jordy. Os repórteres, à espera dos parlamentares na saída da Papuda, nem sequer deram a devida atenção aos demais deputados, Jean Wyllys (PSOL), Luiza Erundina (PSB) e Nilmário Miranda (PT), como se só quisessem ouvir o que lhes interessava ouvir.
“Na minha opinião, infelizmente a Mara e o Jordy resolveram partidarizar a questão. A Mara foi enfática ao dizer aos jornalistas que a cela de Dirceu é ‘ampla e iluminada’, sendo que nem pôde entrar no local, porque a cadeira de rodas não permitia a passagem”, disse Wyllys. “Respeito muito a Mara, mas ela não visitou a cela. Acho estranho afirmar categoricamente uma coisa sem ter entrado. Ficou na porta.” Segundo Wyllys, a cela de Dirceu está cheia de infiltrações e é compartilhada com outros presos, que não estavam presentes porque, ao contrário dele, receberam o benefício de sair para trabalhar. “Não tem privilégio algum, aquilo lá é um horror. O próprio Ministério Público apontou isso, é um absurdo dizer o contrário. Eu não tenho relação alguma com Zé Dirceu, meu partido faz oposição ao PT e posso afirmar o que vi com meus próprios olhos: não existem regalias.”
Os deputados puderam checar a veracidade da história divulgada pela imprensa de que José Dirceu teria comido feijoada, o que seria uma “regalia”. Na verdade, Dirceu comprou uma lata de feijoada na cantina do presídio, o que é possível a qualquer detento. Durante as visitas, os presos podem receber dos familiares até 125 reais em dinheiro para gastar dentro da Papuda. Absolutamente todos podem fazer isso, de acordo com a direção da penitenciária, que também explicou aos deputados que as diferenças entre as celas são estabelecidas de acordo com a periculosidade do detento. Por exemplo: se a direção considerar que determinado preso pode queimar um colega, não recebe autorização para possuir um forno em sua cela. “É este o critério”, disse Wyllys. Dirceu está magro, porém com postura “digna”, nas palavras do parlamentar.
No último dia 14, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deu parecer favorável a que Dirceu, preso desde novembro do ano passado, saia para trabalhar durante o dia –direito que possui qualquer condenado ao regime semiaberto, como ele, mas que lhe tem sido negado pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, em razão das supostas “regalias” apontadas pela imprensa. O ex-ministro pediu para trabalhar como auxiliar em um escritório de advocacia em Brasília. Resta saber como ficará sua situação agora, com três deputados dizendo que o ex-ministro não possui regalias e dois outros, da oposição, dizendo que sim. Barbosa liberará Dirceu para trabalhar ou atenderá à mídia e à oposição e o manterá encarcerado, ao arrepio da lei?
(Socialista Morena - Carta Capital)
AUDITORIA DO TCM
ACESSIBILIDADE É NOVO FOCO
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) inicia amanhã, 30/04, visitas
exploratórias aos municípios cearenses como parte do planejamento da Auditoria
Operacional de 2014. O objetivo é conhecer a realidade daqueles que vêm se destacando quanto às ações
de acessibilidade. As informações que forem levantadas servirão de
referência para definição de um modelo quanto aos critérios de
auditoria que serão aplicados nos demais.
O marco inicial dessas visitas
exploratórias será o município de Sobral, distante a 238 km de Fortaleza, que
vem se destacando em ações que promovem a acessibilidade em prédios públicos da
esfera municipal.
Acessibilidade em prédios públicos dos municípios cearenses foi o tema
escolhido pelo TCM-CE para o programa de auditoria operacional planejado para este
ano. Esse trabalho deverá verificar se os municípios têm condições de garantir ao cidadão com
deficiência ou àqueles com dificuldade de locomoção, o direito de ir e vir no
âmbito da administração municipal.
O presidente do TCM, Conselheiro
Francisco Aguiar, entende que “o tema acessibilidade em prédios públicos dos municípios na
realidade cearense deve ser encarado com a importância que ele tem”. Nessa avaliação leva
em consideração o fato de que aproximadamente 14 milhões de pessoas com
deficiência vivem na região Nordeste (IBGE, 2010), fenômeno frequentemente
associado à pobreza, com impactos políticos, econômicos, culturais e sociais.
VI Conferência de Cúpula do BRICS
BRICS: Seminário
preparatório acontece nesta terça-feira (29) na Unifor
A abertura acontece às 09 horas, com as presenças do governador Cid
Gomes e de representantes dos países que compõem o BRICS: Brasil, Rússia,
Índia, China e África do Sul.
O Governo do Estado do
Ceará, o Ministério das Relações Exteriores, a Fundação Alexandre de
Gusmão e a Universidade de Fortaleza (Unifor) realizam na próxima terça-feira
(29) o seminário preparatório para a VI Conferência de Cúpula do BRICS, que
acontecerá no mês de julho no Centro de Eventos do Ceará (CEC). A abertura do
evento será no Auditório da Biblioteca Central, da Unifor, das 09 horas às 18
horas, com transmissão para os Auditórios A1 e A4, e será feita pelo
governador Cid Gomes. O seminário terá as presenças de representantes dos
países que compõem o BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -,
bem como de acadêmicos e intelectuais vinculados à área de relações
internacionais.
Os cinco países que
integram o BRICS consolidam-se como atores internacionais de crescente relevo,
tanto no plano político como na área econômico-financeira. Além de
definirem mais de 30 áreas de cooperação entre si, os BRICS coordenam
atualmente suas posições nas Nações Unidas, no G-20, no Banco Mundial e no
FMI, aumentando, em função disso, a sua importância nesses foros. Todos os
países do BRICS sediaram pelo menos uma Cúpula. Os encontros precedentes
foram realizados em Ecaterimburgo, Rússia (2009); Brasília (2010); Sanya,
China (2011); Nova Délhi, Índia (2012) e Durban, África do Sul (2013). E, em
2014, será em Fortaleza.
BRICS
A ideia do BRICS foi
formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O´Neil, em estudo de
2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como
categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos
e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente
dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011,
por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento,
que adotou a sigla BRICS.
LOBBY
Costa teria feito lobby por Sinopec
Ele e a deputada federal Gorete Pereira (PR-CE) participaram de uma audiência para tratar das refinarias Premium
A deputada disse que nunca havia encontrado Paulo Costa antes da reunião, mas confirmou que ele argumentou em favor da empresa chinesa Foto: agência câmara
Fortaleza/ Brasília. O ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa preso durante a operação Lava-jato da Polícia Federal pode ter atuado em favor da Sinopec, empresa chinesa sondada para ser parceira da estatal na construção das Refinarias Premium do Maranhão e do Ceará.
A revelação foi feita pelo jornal Folha de São Paulo, baseada em documentos apreendidos pela PF e que incluíam cartões de visita da deputada federal Gorete Pereira (PR-CE).
Paulo Roberto Costa, o empresário Sérgio Canozzi, o ministro de Minas e Energia Edison Lobão, o secretário de Petróleo da pasta, Marco Antônio Martins Almeida e a deputada participaram de uma audiência para tratar das refinarias, no dia 25 de fevereiro. Antes, no dia 15 de janeiro, havia ocorrido outra audiência sobre o mesmo tema, mas sem a presença do ex-diretor da Petrobras. De acordo com a deputada federal Gorete Pereira (PR-CE), em entrevista ao Diário do Nordeste, as audiências com o ministro de Minas e Energia Edison Lobão para tratar das refinarias Premium I (MA) e Premium II (CE) foram solicitadas por ela mesma. "Eu marquei a audiência. É importante que se saiba disso, já que a refinaria é um dos maiores anseios do Ceará. Antes delas, um amigo me perguntou se eu ainda acreditava na refinaria e eu disse que sim. O ministro disse que só negociaria com a Sinopec se viesse alguém credenciado, o presidente ou alguém que trouxesse uma credencial dele, pois só assim intermediaria a reunião com a presidente Graça Foster", explicou.
A deputada disse ainda que nunca havia encontrado Paulo Roberto Costa antes da reunião de fevereiro, mas confirmou que ele argumentou em favor da Sinopec. "Ele disse ao ministro que as pessoas que vieram em nome da empresa eram credenciadas e que a Sinopec tinha muitos vice-presidentes, um dos quais tentou tratar com o governo brasileiro", afirmou Gorete Pereira.
Transferência
O ex-diretor da Petrobras foi transferido na tarde de ontem da sede da PF para a Penitenciária Estadual de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba (PR).
Paulo Roberto é investigado por suspeita de desvio de recursos e lavagem de dinheiro, em associação com o doleiro Alberto Youssef, que também está preso. Em carta direcionada aos advogados, o ex-diretor fez novas denúncias de que estaria sendo ameaçado e correndo "risco de vida junto à PF". (DN Online)
Almoço palaciano
O governador Cid
Gomes (Pros), recebe, logo mais, para almoço no Palácio da
Abolição, um grupo de embaixadores que organizam o encontro dos Brics, marcado
para julho, no Centro de Eventos.
O grupo passou todo o dia de ontem discutindo o encontro também com o setor empresarial.
O encontro dos BRICS reunirá os dirigentes do Brasil, Rússia, Índia,
China e África do Sul.
Bom dia com poesia
Que esta terça-feira chuvosa traga grandes alegrias pra todos nós!
"Eu ouço música
como quem apanha chuva:
resignado
e triste
de saber que existe um mundo
do Outro Mundo...
Eu ouço música como
quem está morto
e sente
já um profundo
desconforto
de me verem
ainda neste mundo de cá...
Perdoai,
maestros,
meu estranho ar!
Eu ouço música
como um anjo doente
que não pode voar."
Mario Quintana
como quem apanha chuva:
resignado
e triste
de saber que existe um mundo
do Outro Mundo...
Eu ouço música como
quem está morto
e sente
já um profundo
desconforto
de me verem
ainda neste mundo de cá...
Perdoai,
maestros,
meu estranho ar!
Eu ouço música
como um anjo doente
que não pode voar."
Mario Quintana
segunda-feira, 28 de abril de 2014
CPI da Petrobras
Base aliada quer acelerar indicação de nomes
Os partidos da base aliada do governo concordam que devem indicar os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras o “mais rapidamente possível”, informou hoje (28) o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE). De acordo com ele, as indicações podem começar na próxima semana.
O senador disse que o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai pedir a indicação dos nomes depois de receber a notificação da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a instalação de uma comissão exclusiva. “Cada um dos partidos e dos blocos vai sentar e discutir quais são os seus nomes e rapidamente nós colocaremos a CPI em funcionamento”, informou, após reunião de líderes da base aliada no Palácio do Planalto.
Segundo o líder, não foram discutidos, durante o encontro, nem o papel nem as indicações de cada partido na comissão. “O maior bloco decide o que é melhor para ele, o PMDB naturalmente vai definir se quer a presidência ou relatoria. Nossa expectativa é que isso vai ser dividido também com os demais líderes, essa opinião vai ser ouvida também.”
Humberto Costa disse que há diferentes interpretações sobre a possibilidade de criação de uma comissão no Senado e outra mista sobre o mesmo tema, mas acredita que a Casa “está capacitada a fazer a investigação que sociedade deseja ver”.
Sobre uma comissão para investigar as suspeitas envolvendo a empresa Alstom e o Metrô de São Paulo, o senador informou que já foram recolhidas todas as assinaturas necessárias na Câmara dos Deputados. “Vamos continuar a coleta a partir de amanhã no Senado”, disse.
Na reunião à tarde, com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, estiveram presentes os líderes do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), do governo no Congresso, José Pimentel (PT-CE), além dos líderes do PMDB, Eunício Oliveira (CE); do PCdoB, Vanessa Grazziotin (AM); do PDT, Acir Gurgacz (RO); e do bloco União e Força (PTB, PR e PSC), Gim Argello (PTB-DF).
(Agência Brasil de Notícias)
Pesquisa: Aeroporto Pinto Martins é o sexto melhor avaliado pelos passageiros
Em pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), o
Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza, teve a sexta melhor
avaliação de passageiros. A pesquisa foi realizada no primeiro trimestre de
2014 e divulgada nesta segunda-feira (28).
Na pesquisa, os
passageiros atribuíram notas de 1 a 5 para vários indicadores, como acesso ao
aeroporto, tempo de fila no check-in, as condições de limpeza do aeroporto,
acesso a internet/Wi-Fi, custo do estacionamento e custo da alimentação foi o
item, que recebeu a pior avaliação entre os serviços, com 2,16 pontos.
No Ranking dos
aeroportos, o aeroporto de Natal foi o que recebeu a maior nota, com média de
4,16. Em segundo lugar estão os aeroportos de Porto Alegre e Curitiba, com nota
4,06, seguidos de Congonhas, em São Paulo, com nota 4. Fecham a lista os
aeroportos Santos Dumont (3,91), Recife (3,91), Fortaleza (3,89), Confins
(3,88), Campinas (3,86), Galeão (3,86), Salvador (3,76), Brasília (3,56), e
Manaus (3,55).
A pesquisa ouviu
18.062 pessoas nos aeroportos das 14 cidades-sedes da Copa do Mundo, além do
aeroporto de Campinas, em São Paulo. Dos entrevistados, 12.316 estavam em salas
de embarque doméstico e 5.746 em salas de embarque internacional.
(O POVO Online)
Houve ou não, julgamento político no STF?
Vocês querem a prova
de que houve, sim, julgamento político no STF? Pois eu vou dar agora essa
prova. Lula não é jurista. É um político. Nessa condição ele manifestou seu
entendimento de que houve um julgamento eminentemente político no julgamento do
Mensalão do PT. Em contrapratida a essa declaração poítica do político Lula, os
"juristas" Marco Aurélio Melo, Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes
subiram nas tamancas para responder politicamente a Lula porque evidentemente
que suas respostas não são jurídicas e nem poderiam ser, já que Lula não fez
uma crítica jurídica, mas tipicamente política, afinal, Lula apesar dos seus
mais de 30 títulos de doutor "honoris causa" não é jurista, é
político. As críticas jurídicas foram dadas lá atrás, por juristas como o Ives
Gandra Martins, por exemplo. Não raro, vemos esses mesmos ministros fazendo
críticas à condução política do país. Podem fazê-lo porque estamos numa
democracia, ainda que estejam em situação de magistrados, portanto de
julgadores, que deve ser a mais isenta possível, mas como cidadãos preservam o
direito de pelo menos ter opinião pessoal. Estranho que não queiram que Lula,
mesmo depois de ter deixado a presidência não possa expressar uma opinião
política sobre um julgamento do Supremo, quando para fazer críticas ao governo
e à condução política do país esses mesmos Ministros não esperam deixar a toga.
Mensalão continua rendendo
Barbosa rebate críticas de Lula sobre julgamento do mensalão
"O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, divulgou nota oficial hoje (28) para rebater as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Segundo Barbosa, a ação penal foi conduzida de forma “absolutamente transparente”.
Em entrevista à Rádio e Televisão de Portugal (RTP), veiculada no sábado(26), Lula disse que grande parte do julgamento do processo foi político. “O tempo vai se encarregar de provar de que no mensalão você teve praticamente 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica. Tem companheiro do PT preso. Eu indiquei seis pessoas da Suprema Corte que julgaram, acho que cada um cumpre com o seu papel. Eu acho que não houve mensalão. Eu também não vou ficar discutindo as decisões da Suprema Corte. Acho que esta história vai ser recontada, é apenas uma questão de tempo. Essa história vai ser recontada para saber o que aconteceu, na verdade. Esse processo foi um massacre que visava destruir o PT, e não conseguiram”, afirmou Lula.
Na nota, o presidente do Supremo classificou as declarações como “fato grave que merece o mais veemente repúdio”. De acordo com Barbosa, o tribunal conduziu o processo de forma transparente, dando acesso a tramitação da ação aos advogados e à imprensa. Além disso, Barbosa afirmou que a acusação e defesa tiveram mais de quatro anos, desde o recebimento da denúncia, em 2007, para se manifestarem no processo.
“O juízo de valor emitido pelo ex-chefe de Estado não encontra qualquer respaldo na realidade e revela pura e simplesmente sua dificuldade em compreender o extraordinário papel reservado a um Judiciário independente em uma democracia verdadeiramente digna desse nome”, disse Barbosa.
Barbosa também afirmou que o resultado do julgamento foi baseado em provas testemunhais e perícias, feitas por órgãos do Poder Executivo, chefiados pelo presidente da República, como Banco Central, Banco do Brasil, Polícia Federal.
“Lamento profundamente que um ex-presidente da República tenha escolhido um órgão da imprensa estrangeira para questionar a lisura do trabalho realizado pelos membros da mais alta Corte da Justiça do País. A desqualificação do Supremo Tribunal Federal, pilar essencial da democracia brasileira, é um fato grave que merece o mais veemente repúdio. Essa iniciativa emite um sinal de desesperança para o cidadão comum, já indignado com a corrupção e a impunidade, e acuado pela violência. Os cidadãos brasileiros clamam por justiça”, concluiu." (Agência Brasil de Notícias)
Imperdível show de Pingo de Fortaleza próximo dia 6
Dia 6 de maio o cantor e compositor Pingo De Fortaleza Fortaleza estará no SESC Emiliano Quiroz, às 19h, lançando o Pérolas do Centauro. Vamos prestigiar, a entrada é franca e segundo ele me falou, vai rolar um coquetel E nesse dia o Pérolas (livro, 2 cds e um documentário) será disponibilizado pela metade do seu preço real. Aliás, Pingo de Fortaleza, além de cantor e compositor é poeta, pesquisador e músico dos bons.
Sem querer querendo
Após novo boato, Lula volta a negar candidatura ao Planalto e reafirma apoio a Dilma
Colunista afirma que ex-presidente disputaria cargo, mas assessoria do petista nega interesse
Do R7
Lula voltou a reforçar o apoio a Dilma na disputa presidencialRicardo Stuckert/05.03.2014/Instituto Lula
Mesmo após afirmar a uma rede de televisão portuguesa, na última sexta-feira (25), que não será candidato ao Palácio do Planalto em 2014, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve seu nome ventilado novamente, nesta segunda-feira (28), como possível nome do PT na disputa presidencial de 2014. A assessoria de Lula, porém, tratou de negar de novo a especulação.
Em nota publicada hoje, a colunista Joyce Pascowitch garantiu que “o candidato do PT à Presidência da República deverá ser mesmo Lula”, o que, segundo a jornalista, agrada ao “alto empresariado brasileiro, que tinha dificuldade em dialogar com o Planalto”.
De acordo com a colunista, Lula teria dado como certa “para amigos mais próximos, sua intenção de voltar ao posto”.
PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal o Estado
CORTANDO A PRÓPRIA CARNE
Depois de ver alguns de seus principais quadros levados à prisão por envolvimento num desgastante e longo processo de corrupção, com o caso do Mensalão, parece que o PT não está mais disposto a correr esse risco e ao primeiro sinal de contaminação, já trata logo de cortar da própria carne. Flagrado pela Operação “Lava-Jato” da Polícia Federal, por envolvimento com um dos doleiros responsáveis por lavar dinheiro de negociatas realizadas por empresários com diretores de estatais e funcionários públicos, o vice-presidente da Câmara, o petista André Vargas, além de ter sido obrigado por seu Partido a renunciar ao cargo na direção da Casa, agora é pressionado a renunciar também ao mandato. Se não o fizer até a próxima semana será expulso sumariamente pela Executiva Nacional do PT.
Vargas é do Paraná e foi coordenador da campanha de Gleise Hoffmann ao Senado. A petista chefiou com mãos de ferro a Casa Civil no governo Dilma e tem feito uma defesa contundente do governo diante dos ataques da oposição à presidenta, na tentativa de envolvê-la no caso da compra da refinaria de Pasadena. A oposição, liderada pelo PSDB, acredita que poderá usar o envolvimento de Vargas com o doleiro Yousseff para ligar Gleise, que é candidata ao governo do Paraná contra Beto Richa, do mesmo PSDB de Aécio, com as relações mal explicadas entre Vargas e o doleiro. É claro, portanto, que o PT tem pressa em se livrar do estorvo em que Vargas se transformou.
Mas se é verdade que o petista André Vargas andou se utilizando de favores do doleiro Yousseff, como o uso de um helicóptero de sua propriedade, também é verdade que o tucano é também senador pelo Paraná, Álvaro Dias, fez uso dos mesmos favores. Como a Operação “Lava Jato” foi desencadeada pela Polícia Federal do Paraná, não nos espantemos se nos inquéritos aparecerem surpresas para ambos os lados.
CURTO CIRCUITO
• Frase
“É na Educação que está o aperfeiçoamento humano. O homem não é nada mais além do que a Educação faz dele. Afora isso, ele permanecerá mergulhado na mediocridade ”. A frase não é de nenhum político da atualidade, que tenta fazer da Educação trampolim para se eleger. Seu autor foi o grande filósofo alemão Immnuel Kant, e foi pronunciada há “apenas” 290 anos...
• Empecilhos
Para o ex-governador do Ceará, Gonzaga Mota, hoje mais um desencantando com essa conversa de governar, enquanto não se implantar uma consciência de que para promover o desenvolvimento de um estado é preciso união de todos, jamais chegaremos a um nível ideal. Com o governador seguindo um rumo e a oposição o outro, os avanços são sempre insatisfatórios.
• “Cutucando” a fera
É opinião generalizada que os petistas, a começar pelo presidente regional do PT, Diassis Muniz e o deputado José Guimarães deram tiros no pé, ao provocar os brios do ex-governador e ex-senador Tasso Jereissati, na questão do Senado. Não se “cutuca onça com vara curta”, principalmente se a dita cuja, além de rica, tem seu ego ferido em campanha anterior.
• Neutralidade a risco
Num país onde os ministros do Judiciário são nomeados atreves de manobras protecionistas, torna-se cada vez mais difícil para esse poder manter a neutralidade política. Este ano, mais quatro ministros do STJ estarão sendo aposentados. Quando forem nomeados os seus substitutos, aquele colegiado terá todos os seus 33 ministros nomeados por Lula e Dilma...
• Vingança besta
Seria insensatez e injustiça não condenar grande parte do que a Ditadura Militar legou ao Brasil. Mas, a respeito do assunto, certas atitudes não passam de palhaçadas. Como é o caso do projeto de lei da deputada Jandira Feghalli (PCdoB-RJ). Sua proposta é “anular as eleições dos presidentes Castello Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo”. É falta do que fazer.
• Pecado da gula
Quando se diz que o PT “tem os olhos maiores do que a barriga”, há quem ache exagero. Agora mesmo essa moçada só pensa “naquilo”, ou seja, “encher” o Senado de petistas cearenses. Descartada a chance de chegar ao Palácio da Abolição, eles querem ter na Câmara Alta: José Pimentel, Catanho (se Eunício for eleito governador) e José Guimarães. Menos, menos!...
Sugestões,
informações e críticas:
jbrontee@uol.com.br ou
www.blogdabronte.blogspot.com.br.
Bom dia com poesia
Que a semana seja bastante proveitosa, que boas coisas aconteçam e que a alegria faça parte de cada minuto vivido por todos nós. E para completar, só mesmo Florbela Espanca e seu "Mistério". Tai procês!
"Mistério
Gosto de ti, ó chuva, nos beirados,
Dizendo coisas que ninguém entende!
Da tua cantilena se desprende
Um sonho de magia e de pecados.
Dizendo coisas que ninguém entende!
Da tua cantilena se desprende
Um sonho de magia e de pecados.
Dos teus pálidos dedos delicados
Uma alada canção palpita e ascende,
Frases que a nossa boca não aprende,
Murmúrios por caminhos desolados.
Uma alada canção palpita e ascende,
Frases que a nossa boca não aprende,
Murmúrios por caminhos desolados.
Pelo meu rosto branco, sempre frio,
Fazes passar o lúgubre arrepio
Das sensações estranhas, dolorosas…
Fazes passar o lúgubre arrepio
Das sensações estranhas, dolorosas…
Talvez um dia entenda o teu mistério…
Quando, inerte, na paz do cemitério,
O meu corpo matar a fome às rosas!"
Florbela Espanca
Quando, inerte, na paz do cemitério,
O meu corpo matar a fome às rosas!"
Florbela Espanca
sexta-feira, 25 de abril de 2014
Wi-Fi nos terminais rodoviários: Quem vai ter coragem de usar o celular, notebook, etc?
"Centro e terminais de ônibus de Fortaleza terão Wi-Fi gratuito" por e-mail
Ainda neste semestre, a Prefeitura de Fortaleza promete disponibilizar internet sem fio gratuita em diversos pontos do Centro e nos sete terminais de ônibus da capital. O investimento é de quase R$ 1 milhão, e deve garantir um tráfego de até 200 MB para usuários de smartphones, tablets e notebooks. Todos os acessos serão monitorados para evitar o mau uso do serviço.
O especialista em mídias digitais Adriano Macedo faz um alerta sobre os riscos desse tipo de conexão. “Deve-se manter o aparelho sempre atualizado com um bom antivírus, e apesar de proporcionar um acesso fácil, operações como transações bancárias devem ser realizadas em uma rede privada e segura”. A expectativa é que o serviço esteja disponível até o início da Copa do Mundo. (Tribuna do Ceará)
UFC: Curso de Férias em Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica abre inscrições para alunos da área de saúde
Estão abertas, até 16 de maio, as inscrições gratuitas para o XII Curso de Iniciação Científica em Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica Prof. Luiz Capelo, ofertado pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia (DFF) da UFC.
A iniciativa é voltada para alunos de graduações da área de Saúde, matriculados, preferencialmente, em universidades públicas das regiões Norte e Nordeste. Os interessados já devem ter cursado disciplinas de Fisiologia e Farmacologia.
O DFF, vinculado à Faculdade de Medicina da UFC, tem vasta produção científica, e seu Programa de Pós-Graduação em Farmacologia recebe o conceito 6 (de um máximo de 7) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Visando divulgar as atividades de pesquisa e contribuir para o aprimoramento dos recursos humanos da área da Saúde no Ceará, o departamento criou o curso de férias para aqueles que têm interesse em aprofundar conhecimentos teórico-práticos.
INSCRIÇÕES – O curso será realizado de 16 a 27 de junho, com duração de 80 horas-aula. As aulas serão no próprio Departamento de Fisiologia e Farmacologia (Av. Cel. Nunes de Melo, 1127, Rodolfo Teófilo, Campus do Porangabuçu).
As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet (www.fisfar.ufc.br/v2/). Outras informações podem ser obtidas por e-mail (cursoferias@ufc.br) ou na Coordenação do Curso de Iniciação Científica, situada no DFF.
Fonte: Prof. Roberto César P. Lima Jr., do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC – fone: 85 3366 8588
A iniciativa é voltada para alunos de graduações da área de Saúde, matriculados, preferencialmente, em universidades públicas das regiões Norte e Nordeste. Os interessados já devem ter cursado disciplinas de Fisiologia e Farmacologia.
O DFF, vinculado à Faculdade de Medicina da UFC, tem vasta produção científica, e seu Programa de Pós-Graduação em Farmacologia recebe o conceito 6 (de um máximo de 7) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Visando divulgar as atividades de pesquisa e contribuir para o aprimoramento dos recursos humanos da área da Saúde no Ceará, o departamento criou o curso de férias para aqueles que têm interesse em aprofundar conhecimentos teórico-práticos.
INSCRIÇÕES – O curso será realizado de 16 a 27 de junho, com duração de 80 horas-aula. As aulas serão no próprio Departamento de Fisiologia e Farmacologia (Av. Cel. Nunes de Melo, 1127, Rodolfo Teófilo, Campus do Porangabuçu).
As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet (www.fisfar.ufc.br/v2/). Outras informações podem ser obtidas por e-mail (cursoferias@ufc.br) ou na Coordenação do Curso de Iniciação Científica, situada no DFF.
Fonte: Prof. Roberto César P. Lima Jr., do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC – fone: 85 3366 8588
---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
Dilma interage com internautas e bate recorde no Facebook
DILMA BATE RECORDE DE ENGAJAMENTO NO FACE
"Face to Face" com a presidente Dilma Rousseff, uma entrevista realizada ontem por meio da página do Palácio do Planalto no Facebook, foi visto por mais de 700 mil pessoas; foi um dos maiores engajamentos já registrados na rede social de Mark Zuckerberg no Brasil
247 - A entrevista da presidente Dilma Rousseff a internautas, realizada ontem em sua página no Facebook, foi um marco na história da rede social criada por Mark Zuckerberg no País. Com um público de 700 mil pessoas que participaram simultaneamente do evento, foi o maior "Face to Face" já transmitido no Brasil. Leia, abaixo, informação do Radar Online a respeito:
O Face to Face que Dilma Rousseff promoveu ontem com os internautas brasileiros pela página do Palácio do Planalto no Facebook foi visto por mais de 700 000 pessoas. O número representa dez vezes o número de fãs da página de Dilma e é um dos maiores em engajamento já vistos na rede social no Brasil. (247)
Inscrições abertas para I Campeonato de Pebolim da UFC
Estão abertas até 30 de abril as inscrições para o I Campeonato de Pebolim da Universidade Federal do Ceará, que ocorrerá no dia 3 de maio, a partir das 8h. O evento é organizado pelo Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (Celula), do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes). O pebolim também se conhece como totó.
Poderão participar alunos de todos os cursos de graduação presenciais e semipresenciais da UFC. A competição será dividida nas categorias Masculino/Dupla, Feminino/Dupla, Misto/Dupla (formada obrigatoriamente por um homem e uma mulher).
A inscrição para o campeonato custa R$ 5,00 por dupla em cada modalidade e deve ser feita apenas pessoalmente na sede do Laboratório de Brinquedos e Jogos (Av. Mister Hull, s/n, Parque Esportivo, bloco 320, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). Qualquer jogador poderá se inscrever em no máximo duas categorias: a mista e a correspondente a seu sexo.
Poderão participar até 32 duplas por categoria. Ao se inscrever, os competidores devem estar cientes de que seus nomes, fotos e vídeos relacionados ao evento podem ser divulgados publicamente.
Cada categoria terá premiação (troféu e medalhas) para campeão, vice-campeão e terceiro lugar, além de certificado de oito horas de atividades complementares para todos os participantes. Confira o regulamento completo no site do Celula (www.is.gd/l8UCPB).
Fonte: Honório Almeida, organizador do evento – fone: 85 9169 3025; Pedro Henrique, organizador do evento – fone: 85 8507 1642
Poderão participar alunos de todos os cursos de graduação presenciais e semipresenciais da UFC. A competição será dividida nas categorias Masculino/Dupla, Feminino/Dupla, Misto/Dupla (formada obrigatoriamente por um homem e uma mulher).
A inscrição para o campeonato custa R$ 5,00 por dupla em cada modalidade e deve ser feita apenas pessoalmente na sede do Laboratório de Brinquedos e Jogos (Av. Mister Hull, s/n, Parque Esportivo, bloco 320, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). Qualquer jogador poderá se inscrever em no máximo duas categorias: a mista e a correspondente a seu sexo.
Poderão participar até 32 duplas por categoria. Ao se inscrever, os competidores devem estar cientes de que seus nomes, fotos e vídeos relacionados ao evento podem ser divulgados publicamente.
Cada categoria terá premiação (troféu e medalhas) para campeão, vice-campeão e terceiro lugar, além de certificado de oito horas de atividades complementares para todos os participantes. Confira o regulamento completo no site do Celula (www.is.gd/l8UCPB).
Fonte: Honório Almeida, organizador do evento – fone: 85 9169 3025; Pedro Henrique, organizador do evento – fone: 85 8507 1642
Senador tucano ameaça "lavagem de roupa suja" caso PT emplaque CPI do metrô em SP
ALOYSIO AMEAÇA GOVERNO FEDERAL 'SE
FALAR EM ALSTOM'
Moreira Mariz: Senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP)
defende mais tempo para aperfeiçoar o projeto do Marco Civil da Internet (PLC
21/2014)
“Se quiserem investigar, que se investigue. Mas por que não fizeram antes? Evidentemente porque não há interesse. Mesmo porque, se o governo for falar em Alstom, nós vamos tocar em vários assuntos incômodos para o governo federal. A Alstom forneceu para o sistema elétrico federal, metrôs e trens”, disse o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) sobre a tentativa do PT de emplacar a CPI do metrô em SP
SP 247
247 – Diante da pressão do PT para aprovar a CPI do Metrô, após negativa do STF de unir investigação no caso da Petrobras, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) ameaça: “Se o governo for falar em Alstom, nós vamos tocar em vários assuntos incômodos para o governo federal”.
A afirmação foi feita em entrevista ao blog do Ricardo Noblat. Leia:
O senhor será vice na chapa de Aécio?
Digo com toda sinceridade que o assunto não está sendo discutido. Estamos cuidando agora dos arranjos regionais, superando dificuldades em estados, fazendo composições.
Muitas vezes, o Eduardo Campos mostra mais vontade de ser presidente do que o Aécio Neves. Falta algo para engrenar?
Falta campanha.
Mas o Eduardo também não está em campanha...
Mas qual é o crescimento do Eduardo? Nenhum. Como nós também não temos. Porque não temos campanha eleitoral. Quem deve estar preocupada é a presidente (Dilma). Ela, apesar de toda exposição, está caindo.
Se o Eduardo for eleito, o PSDB vai fazer parte do governo dele?
Vamos fazer a eleição, primeiro. E tudo indica que estaremos juntos na disputa contra a Dilma, se a Dilma for para o segundo turno.
O PSDB sempre escondeu o Fernando Henrique em eleição. Fará outra vez?
Eu nunca escondi Fernando Henrique. Comecei minha campanha eleitoral para o Senado mostrando o Fernando Henrique. Na campanha do Serra em 2010, todas as vezes que o governo Fernando Henrique foi atacado ele foi defendido pelo próprio Serra.
Mas o partido vai defender as privatizações?
(Defenderemos) Tudo o que fizemos e deu certo. Os resultados são bons. Inclusive em relação à Petrobras. O PT mudou o que deu certo. O resultado foi a estagnação na produção do petróleo, o sufocamento financeiro, a perda de valor patrimonial e o endividamento da estatal.
O senhor falou em Petrobras. Está em discussão a CPI da Petrobras. Não é importante apurar também as denúncias do caso Alstom?
Se quiserem investigar, que se investigue. Mas por que não fizeram antes? Evidentemente porque não há interesse. Mesmo porque, se o governo for falar em Alstom, nós vamos tocar em vários assuntos incômodos para o governo federal. A Alstom forneceu para o sistema elétrico federal, metrôs e trens.
A CPI da Petrobras não terminará igual à do Cachoeira, sem resultado efetivo?
Quem inviabilizou a CPI do Cachoeira foram eles (os governistas). Quando começaram a aparecer grandes empreiteiras, como Delta, quem embananou a CPI foram os governistas. Agora a CPI da Petrobras vai ser um catalisador das investigações que estão em curso.
O governo acusa a oposição de fazer uso político da CPI.
Estamos em uma casa política. É papel da oposição fazer política de oposição, usando os instrumentos que temos nas mãos para isso. E a CPI é um deles.
Quem o PSDB indicará para a CPI?
Estou querendo pôr Alvaro Dias (PR) e Mário Couto (PA). O Alvaro tem muito vivência de Petrobras. Há muito tempo vem propondo requerimentos, investigações e diligências. O Mário é um bom esgrimista.
Assinar:
Postagens (Atom)
DESTAQUE
Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta
A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...
-
Foto: Divulgação Aumentam os sinais de que as forças da extrema direita conservadora do Ceará terão problemas para avançar unidas rumo ao ...
-
Foto: Divulgação/Alece O presidente da ALECE, Evandro Leitão, depois de tentar, com muita paciência e diplomacia, colocar nos de...
-
Deputada Gabriela Aguiar Foto: Maximo Moura/Alece Segundo adverte a deputada Gabriella Aguiar (PSD), que é irmã do deputado federal Domingos...