sexta-feira, 11 de abril de 2014

PRETO NO BRANCO, coluna divulgada no jornal O ESTADO

Sexta-feira, 11 de abril de 2014
Anos de chumbo
Durante a semana passada foi lembrada a passagem do aniversário dos 50 anos do golpe que instalou a ditadura civil militar no Brasil. Várias manifestações e eventos foram feitos em todo País para pontuar o repúdio do povo brasileiro a qualquer tentativa de retorno  ao estado de exceção que vem sendo defendido por algumas figuras públicas e até parlamentares saudosistas dos anos de chumbo.

A memória dos muitos que lutaram e se perderam nos porões da ditadura foi lembrada e louvada em homenagens, pelo valor da grande conquista que foi o retorno ao Estado democrático de Direito, que inegavelmente é sempre preferível ao regime de terror que se oculta por detrás de qualquer regime de exceção, onde nossas vozes são caladas pela força da opressão.

As imagens e os depoimentos de torturadores e vítimas das torturas hediondas que foram a tônica do regime de 64 e que foram veiculadas durante essa semana são a prova cabal de que o regime militar, a ditadura são, como cantou Chico Buarque, uma página infeliz da nossa história que não deve ser repetida nunca mais. Apenas pessoas doentias ou mentes malignas para defender o retorno de um regime onde reinava o mal, a desumanidade, a perversão, a crueldade sob as formas mais sádicas que se possa imaginar. Tenhamos muito cuidado com aqueles que chegam, em tempos atuais, defendendo tal ideia.

CURTO CIRCUITO

Segundo Mauro Filho...
Fortaleza e Jericoacoara estão, no meio das cinco mil e tantas cidades brasileiras, entre as 10 primeiras em tudo quanto é bom. Ele quer que alguém identifique pra ele a fonte que disse que Fortaleza vive na miséria.

Aliás...
Mauro Filho discursava sobre câmbio flutuante quando João Jaime pediu um aparte. Mauro demorou um pouco e deu o aparte para João Jaime dizer que câmbio flutuante era um câmbio que flutuava.

Recebendo
 O deputado Duquinha continua tirando os fins de semana para receber ao lado do doador, os colégios eleitorais que lhe foram dados em responsabilidade pelo deputado Rogério Aguiar que não mais disputará eleição.

Sobral ferve
 O nome de Izolda Cela como dentro do coração dos FGs para possível candidata ao Governo pelo Pros, alertada por sua saída da Secretaria de Educação, há dias é o assunto do Beco do Cotovelo em Sobral. Há Pros e contras e muita viagem maluca.

Paixão sobralense
 Paixão de Cristo será encenada por 25 grupos de teatro amador durante Semana Santa em Sobral. Cada grupo inscrito receberá, como incentivo para montagem o espetáculo, o valor bruto de R$2.340,00.

Ferro na boneca
 A Coelce pega o dinheiro dos seus lucros e manda pra fora. Na hora de investir na geração de energia quer dinheiro do governo e aumento das tarifas. Quer dizer, lucra e ainda quer que a gente pague a conta.

Sem lógica
 Não tem  lógica “pacifistas de araque”, que se posicionam contra a exploração do urânio da Usina de Itataia, em Santa Quitéria. Esse mineral, segundo eles, iria alimentar usinas produtoras de artefatos nucleares. Como argumento, eles usam Hiroshima e Nagasaki, na II Guerra Mundial. Esquecem-se de que esse mineral produz, no momento, 15% da energia elétrica do planeta.

Perigo
 Para deputados de oposição, assim como do PMDB, se a CPI da Petrobras for dominada só por senadores ou deputados governistas “manobráveis”, corremos o sério risco de ver mais uma CPI virar “pizza”. Diante disso, o senador Álvaro Dias (DEM-PA) diz que, por segurança, os defensores da CPI acompanhem, também, e de perto, as investigações da CGU, TCU e PF.

Sugestões, informações   e críticas:
jbrontee@uol.com.br   UO

www.blogdabronte.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...