quarta-feira, 16 de abril de 2014

FIEC lança Projeto Setores Portadores do Futuro


A equipe do Projeto Setores Portadores de Futuro percorreu em torno de 2.000 quilômetros pelo interior cearense e região metropolitana de Fortaleza (RMF), em fevereiro e março deste ano, ouvindo cerca de 254 especialistas e  representantes dos setores produtivos, governo, academia e terceiro setor de 54 municípios. Durante os encontros, foram apresentados estudos de tendências tecnológicas de 22 setores ou áreas estratégicas, totalizando 198 aplicações de 66 tendências tecnológicas. O objetivo do projeto é construir coletivamente uma visão de futuro para indústria cearense. 

          Os painéis de especialistas foram realizados em todas as sete mesorregiões (Sul, Centro-Sul, Sertões,  Jaguaribe,Noroeste, Norte e RMF). Para construir uma visão de futuro coletiva, a iniciativa apresentou estudos de tendências tecnológicas mundiais para os principais setores industriais do Ceará, assim como áreas emergentes e transversais como biotecnologia, nanotecnologia e logística, de modo que os especialistas, com base em seu conhecimento sobre a região, puderam indicar as áreas e setores estratégicos para o desenvolvimento econômico regional até 2025. Assim, será possível pensar estratégias e ações antecipadas por meio de rotas estratégicas, com objetivo de situar o estado em posição competitiva nacional e internacionalmente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável com maior igualdade regional. 

         O Ceará é primeiro estado do Nordeste, terceiro do país, a aplicar a metodologia do Projeto Setores Portadores de Futuro desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). O projeto é uma iniciativa do  Sistema FIEC, com realização do SENAI e INDI, e apoio do SESI, IEL e Fireso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...