segunda-feira, 21 de abril de 2014

Caça às drogas

PM começa a monitorar três bairros durante 24h
A Polícia Militar passou a ocupar de forma integral, desde a tarde da última quinta-feira, os bairros São Miguel, Genibaú e Vicente Pinzón, em Fortaleza, para combater de forma enérgica, o tráfico e uso de drogas nessas regiões. A ação, que faz parte do Programa “Crack, É Possível Vencer”, do governo federal, pactuado com o governo estadual e o Município ainda em 2012, começa a sair do papel no âmbito da segurança pública. Ontem, a chegada da PM no bairro São Miguel, foi pacífica. O sistema, conforme a Polícia, foi implantado para pacificar áreas marcadas por altos índices de criminalidade e irá monitorar os bairros 24 horas por dia.
A pacificação, conforme a PM, será feita por meio da circulação integral da Polícia, instalação de sete bases móveis, que são micro-ônibus adaptados, que receberão imagens on-line de 19 câmeras instaladas em pontos estratégicos nos bairros. No patrulhamento ostensivo serão utilizadas, em cada bairro, duas viaturas e duas motos. Equipes da Guarda Municipal, junto com PM’s, trabalharão, ininterruptamente, dentro das bases móveis.
“A gente vai permanecer aqui, para reestabelecer a autoridade. Para garantir que as outras políticas públicas cheguem. Nós vamos ocupar a comunidade, mas não sozinhos. Vamos estar aqui para prender os traficantes, mas também para orientar o usuário”, explicou o tenente Messias Mendes, coordenador do projeto no Ceará. Mendes afirmou ainda que a ocupação das equipes, que será de 24 horas por dia, modificará a rotina da comunidade, trazendo mais “tranquilidade” para os residentes.
ATUAÇÃO
O coordenador do programa disse também que, quando as bases móveis identificarem, por exemplo, alguém fazendo uso de droga, a comunicação será feita desses equipamentos para os policiais que estão no patrulhamento. Estes irão intervir na ação, orientando-o ou encaminhando-o para a uma rede de atenção e cuidado, de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza ou do Estado.
No caso de tráfico, a equipe deverá prender o traficante. O tenente Messias Mendes assegura que os policiais estão preparados para combater e tomar todas as medidas necessárias na intervenção policial.
CONTEXTO SOCIAL
No contexto social, o programa reforçará a fiscalização das políticas públicas de saúde e educação nas comunidades. O tenente Messias reforçou que, no caso de ausência de luz, esgotamento sanitário, crianças e adolescentes nas ruas, serão tomadas as devidas providências, comunicando aos órgãos responsáveis, além de encaminhar os jovens, “sem perspectiva”, para escolas, cursos técnicos ou escola de tempo integral. Aulas de violão e karatê serão ofertadas às crianças pelos policiais nos bairros.
O tenente informou ainda que haverá uma reunião com a comunidade, para a apresentação do Programa, onde, segundo ele, ficará claro que a Polícia não vai chegar sozinha, mas com o apoio de outros órgãos, com o auxílio da comunidade.
OUTROS EIXOS
Em julho de 2012, o Ceará foi o 12º estado a assinar a adesão ao programa federal, “Crack É Possível Vencer”, que está dividido em três eixos: autoridade, cuidado e prevenção. Com a assinatura, Governo e Prefeitura comprometeram-se a planejar ações, observando a realidade local, nos três eixos, que possam amenizar o drama social e solucionar o problema de saúde pública.
Na diretriz de Cuidado, estão sendo disponibilizados serviços de saúde e assistência social na abordagem aos usuários. Já no eixo Prevenção, são realizadas ações intersetoriais feitas pelo governo federal, estadual e municipal na prevenção do uso de drogas. As ações do programa, conforme pactuado, devem ser totalmente implantadas até o final deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...