quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Violência: Ceará é o 4º Estado em mortes durante assalto a banco

Levantamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), e da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), aponta o Ceará como quarto Estado que mais registrou ocorrências de pessoas assassinadas em assaltos relacionadas a bancos em 2013. No Brasil, conforme a pesquisa, 65 pessoas foram mortas em assaltos envolvendo bancos no ano passado. Uma média de 5,4 vítimas fatais por mês. Comparado a 2012, o crescimento de ocorrências do tipo no Ceará, no ano passado, segundo o levantamento, foi de 9,2%.
De acordo com a Contraf-CUT, o Ceará perde apenas para os estados de São Paulo (17),  Rio de Janeiro (17) e Bahia (7). Minas Gerais registrou a mesma quantidade de ocorrências. Das seis pessoas assassinadas no Estado, três eram clientes, uma vigilante, uma policial e uma classificada como “outros” pela instituição.
Segundo o levantamento, três mortes foram ocasionadas por saidinhas bancárias, uma em ataque a caixa eletrônico, uma durante assalto a banco e uma por assalto a correspondente. Do total de ocorrências, quatro foram em Fortaleza e as demais, no interior do Ceará. Ainda conforme o documento, em 2011, o Ceará registrou uma ocorrência e cinco em 2012.
DADOS NACIONAIS
No território nacional, foram 65 mortes, segundo o levantamento. O número é 14,04% superior ao ano anterior, quando houve 57 vítimas. Do total, 36 pessoas mortas eram clientes (55% do total das vítimas), 10 vigilantes, sete policiais, cinco transeuntes, cinco classificados como “outros” e dois bancários.
Os dados sobre a faixa etária das pessoas assassinadas, mostram que a maioria dos mortos tinha entre 31 e 40 anos (16 mortos, representando 24,6% do total), 21,5% mais de 60 anos, 16,9% de 41 a 50 anos, 9,2% de 51 a 60 anos e 16,9% não consta a idade.
RECONHECIMENTO
Questionado sobre o reconhecimento oficial do levantamento, o atual titular da Delegacia de Roubos e Furtos do Ceará, delegado Raphael Vilarinho, disse “não poder opinar”, pois assumiu a delegacia no início dessa semana e seria “difícil comentar a pesquisa”. De acordo com ele, para 2014, o combate a assalto e ataques a banco no Ceará é uma prioridade absoluta. “A Secretaria de Segurança tem trabalhado bastante para reorganizar a segurança em Fortaleza, dividindo, inclusive, em áreas integradas, que interligam as polícias civil e a militar”, concluiu.
Já o antigo titular da Roubos e Furtos e atual delegado responsável pel 34º Distrito Policial, no bairro Farias Brito, disse não reconhecer esse total de mortes. “Saidinha bancária não é roubo a banco e sim, roubo contra a pessoa física. Não resta dúvidas que seja um crime grave, mas não pode ser contado como roubo a banco. Não teve morte em caixa eletrônico. O único caso que houve morte foi o assalto em Itarema onde uma pessoa foi atingida na troca de tiros entre bandidos e a polícia”. Em dezembro de 2013, uma tentativa de roubo a uma agência bancária de Itarema (237,1 km de Fortaleza) durante a madrugada, resultou em quatro mortes.
De acordo com Romério, no ano passado, o Ceará registrou 63 ocorrências de assalto a bancos, caixas eletrônicos e carros-fortes. Segundo a contagem do Sindicato dos Bancários do Ceará, foram 75 ocorrências, entre assaltos, arrombamentos e ataques a carro-forte e malotes.
Ocorrências por estados
 Ranking/UF          2013

10/São Paulo  17
 20/Rio de Janeiro  11
 3º/Bahia  7
 40/Ceará  6
 60/Minas Gerais  6
 7º/Rio G. do Sul  5
 8º/Paraná   2
 9º/Alagoas  2
 10º/Pernambuco  2


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...