sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

Quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
O JOGO DA SUCESSÃO CEARENSE
O jogo sucessório aqui, no Ceará, está intrincado porque o senador Eunício Oliveira cismou que quer ser governador do Estado e conta com o peso de 60 votos no Diretório Nacional de seu partido, o PMDB. Também a seu favor existe o fato de que o petista Waldemir Catanho assumiria a senatória após sua posse como governador. Mas além disso, qual o poder de barganha do senador, já que seu partido não depende apenas dele para fechar com a presidenta Dilma a continuidade da dobradinha presidencial? Alguém acredita mesmo que o PMDB abriria mão da vice de Dilma tão somente porque Eunício não conseguiu ser o candidato de consenso ao governo do Ceará?
As ofertas de ministérios que têm sido feitas para que os Ferreira Gomes, abram mão do que já têm, que é o governo do Estado parecem subestimar a inteligência dos irmãos que de burros não têm nada. Os Ferreira Gomes, hoje, têm a máquina do governo estadual, a Prefeitura da capital e ninguém duvide que se decidirem lançar candidatura própria, também venham a contar com o apoio do governo federal que não vai abrir mão de mais um palanque no Estado em uma das mais difíceis eleições que o PT deverá enfrentar desde que chegou ao Palácio do Planalto.
A indicação do candidato que receberá seu apoio é uma prerrogativa do governador Cid Gomes, ainda mais que não é um gestor mal avaliado, muito pelo contrário. Se no Rio de Janeiro, o campeão de impopularidade, Sérgio Cabral, pode lançar candidato, e ainda contar com o apoio do planalto, que provavelmente lance o Lindberg Faria, do próprio PT como concorrente, por que aos Ferreira Gomes que sempre foram extremamente leais ao governo Dilma a ponto de deixarem o Partido para apoiar sua reeleição não poderiam lançar um candidato escolhido por eles?
CURTO CIRCUITO

• Bonificação
- De olho na diminuição da criminalidade, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), vai pagar bônus de até R$ 2 mil aos policiais se os números de roubos e de furto não aumentarem e o de homicídios dolosos e latrocínios (roubos seguidos de morte) caírem 7% no primeiro trimestre deste ano.
• Cidadania - O deputado federal Romário, apresentou, na Câmara dos Deputados, um projeto de Lei que inclui o estudo da Constituição Federal nos ensinos fundamental e médio. Pela proposta, a disciplina deve formar um cidadão consciente de seus direitos individuais e deveres sociais.
• Humildade  - O papa pediu aos empresários que não esqueçam os mais pobres. Será que vai ser atendido?
• Reciclagem  - Iniciado, na última quarta-feira, prosseguindo até o próximo dia 28, o curso sobre gestão patrimonial, ofertado pelo TCM aos seus servidores. O objetivo , segundo o presidente da Corte, Francisco Aguiar, é atualizar o conhecimento de seu técnicos sobre controle de bens públicos, ide com vistas ao projeto de fiscalização/2014.
• Colhendo... O senador Inácio Arruda (PCdoB), dificilmente deverá continuar na Câmara Alta. Os seus amigos comunistas acham que ele deve “meter a cara”. Mas, em seu caminho existe uma “pedra” chamada  José Guimarães...
• Queda e coice - Para o deputado Raimundo Matos, o Brasil, na condição de produtor de grãos, precisa “tomar um banho de sal grosso”. Isso porque, segundo ele, enquanto o país é o maior produtor de soja e outros, faltam rodovias para o escoamento das safras. Para completar, surge a lagarta “helico perva”, destruindo tudo desafiando a Embrapa.  
• Mais em cima - O deputado Camilo Santana que, mesmo do PT, é um dos “xodós” do governador Cid Gomes, continua cada vez mais “colado” ao chefe. Sua candidatura à reeleição para a AL, é pule alta nas apostas, mas, segundo se sabe, já há amigos e correligionários dele, incentivando-o a partir para a Câmara dos Deputados.
• No susto - Bastou os 85 vereadores das oito cidades do Planalto da Ibiapaba anunciarem a formação de uma Frente Parlamentar no sentido de eleger, para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa, filhos da região, e os forasteiros ali votados, e que pouco fizeram, começaram a peregrinar por ali. Mas a turma está irredutível.
Sugestões, informações   e críticas:
jbrontee@uol.com.br  ou
www.blogdabronte.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...