domingo, 26 de janeiro de 2014

Vacinação contra sarampo continua neste domingo

"Após confirmação de dez casos da doença e com mais dez casos que ainda estão sob investigação, neste domingo, 26, um posto ficará aberto na cidade para vacinar crianças de 6 a 11 meses contra sarampo. Cinquenta e duas unidades de saúde ficaram abertas até o meio-dia de sábado, 25. O Posto de Saúde Paulo Marcelo, no Centro, estará aberto até as 17 horas com oferta de vacinação, no domingo. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Ministério da Saúde (MS) irá liberar mais doses para Fortaleza.
 A vacina não faz parte da rotina de crianças nessa faixa etária, porém, segundo a assessora técnica de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli, por causa do surto de sarampo que Fortaleza vive, o grupo passou a ser contemplado pela imunização. "Essas crianças não necessitariam da vacina. Mas em uma situação em que elas estão expostas ao vírus, a gente tem que dar essa proteçãozinha a mais", diz Vanessa. Ela lembra que a vacina é a única forma de prevenir o sarampo.
 "Na nossa rotina, pra vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba são crianças de 1 ano até 49 anos, para mulheres, e de 1 ano até 39 anos, para homens. São duas doses que devem ser realizadas com 1 ano de vida e 1 ano e 3 meses. Mas aquelas pessoas que nunca fizeram essa vacinação e têm até 19 anos, precisam receber duas doses com intervalo de 30 dias. E pessoas acima de 20 anos vão receber apenas uma dose. Nesta campanha, além dessas pessoas que já fazem parte da nossa rotina de vacinação, haverá as crianças de 6 a 11 meses que vão receber uma dose e depois entrarão no esquema normal quando completarem 1 ano de idade", explica Vanessa.
 "O quantitativo de vacina vai ter que ser aumentado. O Ministério da Saúde já está orientando e liberou mais um lote de vacinas e vai liberando dia a dia conforme a necessidade", complementa.
 Dez casos de sarampo foram confirmados no Ceará este ano, de acordo com o boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado nesta sexta-feira, 24. No total, foram notificados 75 casos suspeitos da doença. Destes, dez são considerados fortes suspeitos (aguardando a confirmação) e 55 foram descartados.
 Dos casos confirmados, 60% são menores de 1 ano de idade (não vacinados) e todos do sexo masculino. Não foi identificado se os casos da doença possuem vínculo entre os casos com pessoas que estiveram viajando para outros estados.
 Serviço
O quê: Vacinação contra sarampo neste domingo, 26
Para: crianças de 6 a 11 meses (prioritário), mulheres de 1 a 49 anos e homens de 1 a 39 anos
Onde: Posto de Saúde Paulo Marcelo -  Rua 25 de Março, 607, Centro"
(O POVO Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...