terça-feira, 27 de março de 2012

Canal transborda e alaga Estação de Piscicultura no Campus do Pici

Equipes da Prefeitura do Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, estão, desde o início da manhã de hoje, tentando resolver os problemas causados pelo grande volume de chuvas (197,5mm da madrugada até às 9h) que fez sangrar o açude Santo Anastácio e provocou alagamento na Estação de Piscicultura e no Centro de Biotecnologia em Aquicultura, no Centro de Ciências Agrárias.
 Francisco José de Abreu Machado, Prefeito do Campus do Pici, diz que ainda não é possível avaliar os prejuízos para as pesquisas realizadas nas duas unidades e que, no momento, os esforços são para desobstruir o canal que dá vazão à água. Segundo Abreu, o mato e o lixo levados pela chuva estão entupindo as saídas da água. Alunos do Centro de Ciências Agrárias também estão ajudando a equipe da Universidade a fazer o trabalho de desobstrução. O Corpo de Bombeiros foi acionado e está sendo aguardado. Ainda de acordo com Abreu, o trânsito dentro do Campus do Pici não foi afetado pelo alagamento.

O Diretor do Centro de Ciências Agrárias, Prof. Luís Antônio Maciel de Paula, está no local e analisa o problema sob dois ângulos: o primeiro é a grande quantidade de chuvas em um curto período de tempo, conforme foi registrado na estação meteorológica instalada no Pici. O segundo é consequência da ação humana. Luiz Antonio comenta que o lixo é jogado no açude por pessoas das comunidades vizinhas ao Campus. Por telefone, ele disse que até uma máquina de lavar estava impedindo o escoamento da água pelo canal. “Vimos também passar restos de um sofá”. Com o canal do sangradouro interrompido, ele explica que a água não está indo para o riacho Alagadiço, como seria o normal, e invadiu a área das Ciências Agrárias.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...