quarta-feira, 28 de março de 2012

Desobstruído o sangradouro no Campus do Pici

Açude transborda na UFC (Foto: Ana Luiza Araújo)

Com uma equipe de 20 pessoas, a Prefeitura do Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, conseguiu desobstruir o canal do sangradouro do Açude Santo Anastácio, no Campus do Pici, por volta das 14h de terça-feira (27). O volume recorde de chuvas este ano (268,5mm) registrado ontem em Fortaleza fez o açude sangrar. Por causa da obstrução do canal do sangradouro, por conta do mato nativo e do lixo jogado por comunidades vizinhas, houve alagamento na Estação de Piscicultura e no Centro de Biotecnologia em Aquicultura, do Centro de Ciências Agrárias.

Hoje continua o trabalho de limpeza no entorno da Estação de Piscicultura e do Cebiaqua, por uma equipe de 12 pessoas. O Prefeito do Campus do Pici, Francisco José de Abreu Machado, explica que, em fevereiro, no período do Carnaval, a UFC havia feito limpeza preventiva da área, o que evitou um alagamento ainda mais grave. “Retiramos 600m3 de mato nativo e lixo da parte do açude antes do sangradouro”, diz. Acrescentou que, numa parceria do Departamento de Atividades Auxiliares da Pró-Reitoria de Administração da UFC com a Secretaria Executiva da Regional III, da Prefeitura de Fortaleza, no mesmo período foi realizado trabalho de limpeza na área depois do sangradouro, até a Av. Perimetral.

De acordo com Abreu, o que agravou a situação, na grande chuva de ontem, foi o lixo jogado no açude. Até objetos grandes, como garrafões de água mineral, sofás e eletrodomésticos foram vistos na enxurrada. “O maior problema foi uma máquina de lavar que bloqueou o sangradouro”, afirma. Os bombeiros foram chamados, mas alegaram não poder atender devido ao grande número de pedidos feitos em áreas de risco da Capital. Somente quando a água baixou foi possível desbloquear o canal.

Com relação aos prejuízos causados para as pesquisas da Estação de Piscicultura e no Centro de Biotecnologia em Aquicultura, alunos e professores se reunirão com a Diretoria do Centro de Ciências Agrárias para avaliar as perdas e buscar soluções.

Fonte: Francisco José de Abreu Machado, Prefeito do Campus do Pici

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...