sexta-feira, 30 de março de 2012

Preto no Branco

Coluna publicada no jornal O ESTADO
                       
                                    DE OLHO NO CONGRESSO NACIONAL
Julieta Brontée

                O sistema político-partidário brasileiro está falido. Trata-se de um modelo apodrecido cujos alicerces foram carcomidos pelos anos de promiscuidade entre o público e o privado, sempre em detrimento do primeiro.

                Não esperemos que a classe política tradicional tome as rédeas de qualquer processo que revolucione esse cenário e, principalmente, que reestruture sua própria essência fisiológica. Qualquer mudança terá que vir de fora pra dentro da classe política, como imposição popular, através de mobilizações, petições públicas, manifestos, tuitaços, projetos de lei de iniciativa popular e toda e qualquer forma de manifestação do poder popular porque os que dizem nos representar, na verdade não nos representam. São traidores de nossas confianças e somente por meio da pressão e da vigilância popular agirão em nosso nome e representando nossos reais interesses.

                O que se assiste hoje no Congresso Nacional é uma chantagem inadmissível contra as mudanças que a sociedade espera e exige da presidenta Dilma Rousseff. Nenhum partido tem o direito de chantagear a nação impedindo que o país avance, somente porque defende os interesses fisiológicos e não republicanos de umas poucas castas de privilegiados.

                Se continuarem as chantagens contra o combate à corrupção e o fisiologismo, o povo deve se apresentar com rigor e mostrar de que lado está e com certeza não estará no lado dos corruptos que assaltam a Nação. O povo está vigilante. A legião de anônimos está de olho, e desta feita, no Congresso Nacional.

                                   CURTO CIRCUITO      

 Feira livre
                O PT, partido que se propunha moralizar a política nacional, mostra as garras de negocista com votos. Agora mesmo, apavorado com a “rabeira” do seu candidato à prefeitura de São Paulo-SP, está “oferecendo” várias prefeituras daquele estado ao PSB do “bonitinho” Eduardo Campos pelo seu apoio a Haddad. E olhem que o ex-ministro da Educação, é afilhado político de Lula, imagine se não fosse.
Desligando
                O comunista João Ricardo, é punido com a sua desfiliação do PCdoB de Fortaleza. Motivo: a sua insistência em permanecer no poder, à frente do Procon da capital. Diante disso, a grande indagação é: João Ricardo permanece no Procon por  não querer soltar o “osso tutanudo”do poder, ou por que o seu amor pelo  partido não era lá essas coisas todas?
 Varredura
               Sobre essa medida de desfiliar membros que permaneçam em cargos devido a rompimento dos seus partidos com quem governa, dá para imaginar a desfiliação em massa de centenas, ou de milhares de pessoas do PR, PDT, e de outros partidos a essa altura quase saindo da base da presidente Dilma.
Quer crescer
                O PSB do governador Cid Gomes, que conta hoje com modesta bancada na Câmara Municipal de Fortaleza, menor do que as de micropartidos, não quer permanecer nessa condição. A saía será lançar um “time” de “puxadores de  votos”, liderados pelo vereador Salmito Filho e por Tânia Gurgel entre outros.
Festança
               A Assembleia Legislativa do Ceará festeja, com toda pompa e circunstância, os 90 anos do Partido Comunista do Brasil, de Patinhas, Inácio Arruda e Chico Lopes. E para o pobre “Pecebão”, o velho Partido Comunista Brasileiro, de Carlos Prestes, o maior comunista da história do comunismo, nem um simples “traque”. É quando eu lembro do saudoso Guilherme Pinho, ah! Brasiiiiil!
Sem música
             No Brasil, país tido e havido como de maior musicalidade do Planeta, é assim: enquanto é obrigado por em lei o ensino de música, como disciplina curricular na rede de ensino público, essa lei não é obedecida em 90% das escolas. Agora, a OAB quer que o Ministério da Educação faça valer a sua força, e “ponha as coisa no lugar”.

                    UMAS & OUTRAS
Cultura indígena
            O Centro Cultural Dorian Sampaio, em Maracanaú, será palco, de hoje (sexta), até 1º de abril, do II Fórum Ceará “Cultura e Tradições Indígenas”, com abertura às 14 horas. Na pauta das discussões, as diversas formas de socializar ações  já postas em prática com vistas à inserção da cultura indígena no mundo e divulgar a verdadeira arte das comunidades indígenas e a riqueza de suas origens.
Potência
              Se depender da portentosa empresa de cereais, Delmonte, o Estado do Ceará será em breve uma potência nacional como produtor de milho. Para isso, está em entendimentos com o governador Cid Gomes, para a plantação  de 4.000 hectares desse importante cereal, no maciço do Apodi.
Tarefa impossível
            O vereador Plácido Filho (PDT), cheio de boas intenções, apresentou a projeto na Câmara Municipal de Fortaleza propondo que se criem instrumentos para proibir que fumantes joguem filtros (baganas, chuabas, guimbas e outras pontas mais) de cigarros em via pública. Não seria mais prático tirar o letal cigarro das bocas dos fumantes, hem, hem, hem?
Muito estranha
                É mesmo extremamente atípica a “democracia” dos Castros, em Cuba. Agora mesmo, enquanto o Papa Bento XVI, não só visita aquele país, como dá apoio à democratização nacional, o presidente “Raulzito” simplesmente encarcera centenas de dissidentes, afastando-os do contato com o Sumo Pontífice. Coisas da Ilha de “Fidelito”! 
Aviso
            Amanhã (31), termina o prazo de inscrição para quem quer participar da 22ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, uma organização da Associação Cultural Cine Ceará. O evento acontece em Fortaleza, de 1º a 8 de junho próximo. Os interessados podem participar nas categorias de longa e curta-metragens. O regulamento está no site http://cineceara.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...