quarta-feira, 21 de março de 2012

Ministério da Saúde cobra agilidade em atendimento de hospital no Ceará

Instituto José Frota, em Fortaleza, teve maior repasse de verbas federais.
Diretor do hospital promete zerar número de pacientes em corredores.
Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares



Representantes do Ministério da Saúde estiveram nesta terça-feira (20) no Hospital Instituto Doutor José Frota, o maior hospital de emergência de Fortaleza, e cobraram a implantação do programa SOS Emergência, que deve agilizar o atendimento na unidade hospitalar.

Em dezembro de 2011, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que o hospital participaria do programa do governo federal; nesta terça-feira, o ministério cobra uma "prestação de contas" sobre a agilidade no atendimento.

Entre medidas que beneficiaram o IJF, estão a instalação de 20 leitos. Outros 77 leitos foram instalados em outros quatro hospitais de Fortaleza. O governo federal aumentou em R$ 300 mil o repasse para ajudar nos custos de manutenção do prédio. O IJF aguarda também a liberação de R$ 3 milhões para compra de novos equipamentos.
O Ministério da Saúde diz que vai fiscalizar a verba. "A nossa presença aqui é estratégica para o acompanhamento. Há uma cobrança permanente", diz Odorico Monteiro, secretário de gestão estratégica do Ministério da Saúde.

O IJF diz que houve avanço após a aplicação do governo federal. Segundo o hospital, o número de cirurgias por mês aumentou de 750 para 1.350 entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano. No mesmo período, segundo o hospital, o número de pacientes nos corredores reduziu de 154 para 67.

"Aquilo [pacientes nos corredores] é uma coisa que nos incomoda muito, às sextas, a gente passa por aqui e está sempre fazendo uma alternativa, mandando paciente para casa. Mas tenho certeza de que daqui a três meses, quando o ministro estiver aqui, vamos ter uma entrevista diferente, sem pacientes nos corredores", diz o diretor do IJF, Messias Barbosa.

Para o agricultor Genesiano Bezerra, que está há nove dias sendo atendido no corredor do hospital, a melhoria ainda não chegou. "Todo mundo tem direito à saúde. O valor da pessoa é a saúde", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024

  A genda do seu candidato a prefeito de Fortaleza: André Fernandes (PL) Assessoria não divulgou agenda até o momento Capitão Wagner (U...