quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Leonelzinho chora mas confirma: Sua mulher recebeu mesmo o "Bolsa Família"

O vereador Leonelzinho Alencar foi à tribuna da Câmara Municipal, ontem, se defender da denúncia envolvendo sua esposa, Adriana Lúcia Alencar, que recebia recursos do programa Bolsa Família, do governo federal.

A denúncia, porém, provocou pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o programa em Fortaleza. Catorze vereadores assinaram o pedido de CPI. Durante seu pronunciamento, Leonelzinho explicou sofrer uma perseguição “hereditária”, pois, segundo ele, as ações advêm da época em que seu pai, coronel Leonel Alencar, era parlamentar, justificando que ainda “estamos incomodando muito”.

Leonelzinho Alencar negou, de forma emocionada, qualquer envolvimento no cadastro do Bolsa Família. Contudo, admitiu que sua esposa, indevidamente, inscreveu-se no programa, após receber benefício da Coelce devido o baixo consumo de energia. Conforme ressaltou, Adriana Alencar agiu de forma impensada. Entretanto, sem seu conhecimento. “Não autorizei. Nem compactuei. Não participei do que essa pessoa, minha esposa, fez. Nunca imaginei que ela ia fazer uma situação dessa. Nem me perguntou”, salientou, acrescentando que sua família não necessita de nenhum benefício social.

O vereador do PTdoB admitiu o erro e afirmou que todo valor sacado, cerca de R$ 250, será devolvido com juros e correções. Justificando que, em passado recente, o vereador João Alfredo (PSol), quando deputado federal, também utilizou, indevidamente, recursos públicos. Porém, aceitou o erro e devolveu à Câmara dos Deputados o valor destinado a passagens aéreas.

Leonelzinho Alencar explicou, ainda, que o funcionamento do Instituto Jader de Alencar, também alvo de denúncia da vereadora Toinha Rocha (PSol). “Nunca foi constatada qualquer irregularidade que desabone sua atuação”, pontuou o parlamentar, informando que a entidade já atendeu 24 mil pessoas, por meio da realização de cursos de qualificação profissional. Ainda segundo ele, todas as ações estão documentadas e sua prestação de conta apresenta aos órgãos de fiscalização.

Para Toinha Rocha, o parlamentar fez “teatro”. Conforme ressaltou, ao explicar o episódio, Leonelzinho confessou outro crime ao afirmar, segundo ele, que sua esposa obteve benefício da tarifa social da Coelce destinada a pessoas de baixa renda. “Cada vez que se mexe na história, pior fica”, disse. Ainda segundo a parlamentar, as denúncias não se tratam de perseguição política, mas de transparência. Toinha foi autora das denúncias contra Leonelzinho Alencar.
CPI
Segundo informou dr. Ciro Albuquerque (PTC), autor da proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sabe-se que pessoas no interior e na Capital, sem necessidade do benefício, se utilizam do programa. Marcílio Gomes (PSL), por sua vez, ressaltou que o episódio envolvendo Leonelzinho é um “fato isolado”. Contudo, suscita um problema existente no Programa Bolsa Família. Marcílio explicou que conselheiros tutelares estariam realizando cadastro no Programa Bolsa Família e, portanto, deve ser averiguado pelos parlamentares.
SAIBA MAIS
O grupo Unidos Contra Corrupção Ceará (UCC) protocolará hoje, na Câmara Municipal, um pedido de cassação contra o vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB). A iniciativa, inédita no Estado, surgiu depois de manifestações públicas nas redes sociais. Segundo ressalta, o documento quer trazer o tema para debate, mostrando que a sociedade civil está atenta aos debates políticos da Capital. (O Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...