sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Transposição do São Francisco: Governo abre nova licitação para obra

Obra no eixo leste da transposição do São Francisco, que corta o município de Floresta, no Sertão de Pernambuco (Foto: Luna Markman/G1 PE)

Obra do canal que fará a transposição em Mauriri
estava parada desde junho (Foto: Arquivo G1)


"O governo do estado do Ceará assinou nesta sexta-feira (31) a ordem de serviço do lote 5 das obras de transposição das águas do Rio São Francisco, na cidade de Mauriti, no interior do estado. Segundo o governo do estado, mil vagas estão abertas para os operários da obra, priorizando trabalhadores das cidades de Jati, Brejo Santo e Mauriti. O Ministério da Integração publicou edital com abertura de licitação neste mês. Até novembro, segundo o Ministério da Integração, Até o novembro deverão ocorrer outras quatro licitações, com o valor aproximado de R$ 1,9 bilhões.

(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou a informar que as obras da Transposição do Rio São Francisco em Mauriti iriam recomeçar em setembro. Os editais de licitação para contratação da empresa responsável serão publicados até novembro, segundo o Ministério da Integração. O texto foi corrigido às 19h46)

A assinatura ocorreu no Palácio da Abolição, sede do governo do Ceará, com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. "O início de construção desse lote nos dá a certeza de que iremos cumprir o prazo de terminar obras civis até o fim de 2014", afirmou o ministro.
As obras no lote 5 da obra estão paradas desde junho deste ano, quando o Ministério da Integração e Controladoria da União iniciaram uma auditoria para investigar a possibilidade de irregularidades feita pela empresa responsável, a Delta, ligada ao bicheiro Carlinhos Cachoeira. Cachoeira foi preso em fevereiro durante a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, apontado como chefe de uma quadrilha que explorava o jogo ilegal em Goiás.
O resultado da auditoria no contrato da obra não foi divulgado pelo Ministério da Integração.

A obra
A obra de transposição do Rio São Francisco tem investimento previsto de R$ 6,8 bilhões. A previsão é de levará água a doze milhões de pessoas que vivem em regiões de seca em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará.
O projeto foi dividido em 14 lotes e a maior parte ficou com os consórcios das construtoras. Os trechos que ficaram sob a responsabilidade do Exército estão quase prontos. Neles, no ano passado, o avanço foi três vezes maior que o das empreiteiras no Eixo Norte e cinco vezes maior no Eixo Leste.
Em Cabrobó (PE), os soldados finalizam a barragem de Tucutu. Quando tudo estiver pronto, os militares vão terminar de retirar as plantas de uma área que tem o tamanho equivalente ao de 480 campos de futebol e será transformada em um imenso reservatório com capacidade para acumular quinze bilhões de litros de água." (G1-CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...