terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mobilidade Urbana: Fortaleza e seus primeiros BRTs (Siqueira/Centro e Conjunto Ceará/Centro)

Uma nova lei nacional, sancionada em janeiro deste ano, tem a missão de estabelecer princípios, diretrizes e objetivos para a concretização da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Para priorizar o transporte público ao privado, como recomenda a Política Nacional, uma mudança deverá impactar no trânsito fortalezense que, hoje, possui mais de 813 mil veículos, sendo 6.554 incorporados à frota somente no mês de julho, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Um sistema binário no trânsito poderá transformar as vias do bairro Aldeota.

Quatro avenidas deverão ter mão única, paralelas e em sentidos opostos: Santos Dumont (Oeste/Leste) e Dom Luís (Leste/Oeste); e Desembargador Moreira (Sul/Norte) e Senador Virgílio Távora (Norte/Sul). Um impasse, porém, pode adiar os planos da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) de, já em dezembro, ter o sistema completamente implantado. “Só teria acesso à Praça Portugal o transporte público, e os veículos particulares teriam de fazer um perímetro nas quadras anteriores, a partir da Barbosa de Freitas e Marcos Macêdo, cruzando as demais vias”, explicou diretor do órgão, Ademar Gondim.
PRIMEIROS BRTs
Siqueira-Centro (da avenida Augusto dos Anjos até a José Bastos) e Conjunto Ceará-Centro (desde a avenida Senador Fernandes Távora até a Expedicionários) serão os primeiros BRTs da Capital. De acordo com informações do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), os recursos, na ordem de R$ 372 milhões, já foram garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II, do Governo Federal. Fazem parte do PAC II, ainda, a continuação da linha Sul e construção da linha Leste do Metrofor. Algumas características diferenciam o BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) ao BRS (Ônibus de Serviço Rápido), já implantado no corredor Antônio Bezerra/Centro, na avenida Bezerra de Menezes. O BRT precisa estar em um corredor completo, segregado e com estações fechadas; prevê pagamento antecipado, rápido embarque e a utilização de ônibus articulados e até bi-articulados.

Ainda como parte das obras provenientes do Transfor II, com recursos do PAC II, deverão ser executados a ampliação dos Terminais de Integração do Siqueira e da Parangaba, construção de túnel no cruzamento das vias Eduardo Perdigão com Osório de Paiva (Parangaba); dois viadutos, sendo um no cruzamento das vias Senador Carlos Jereissati com 15 de Novembro (Itaoca) e outro na confluência das vias Bezerra de Menezes e 1º Anel Viário.
BRS EM DUAS SEMANAS
Aguardando apenas a compra da tinta utilizada para demarcar o espaço das faixas, mais dois corredores de BRS deverão ser implantados em, no máximo, duas semanas, conforme Ademar Gondim. Um será na avenida Tristão Gonçalves, entre a ruas Meton de Alencar e Liberato Barroso; e outro na avenida Imperador, entre a rua Castro e Silva e a avenida Duque de Caxias, ambos no bairro Centro.

“Na Imperador não terá mais os oito pontos no canteiro central, eles funcionarão do lado direito. Outra informação importante é que o transporte metropolitano não terá mais ponto final nestas avenidas, apenas embarque e desembarque”, detalhou Ademar Gondim. O BRS da Imperador funcionará em duas faixas, já na Tristão Gonçalves, apenas uma será prioritária. Com a intervenção nas duas vias, 15 linhas urbanas e quatro de vans deverão ser atingidas. Nos planos da Etufor sobre os BRS, ainda figuram as avenidas Leste-Oeste, Perimetral e a conexão Lagoa/Centro, através da avenida José Bastos. (O Estado)

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